Nos acompanhe

Negócios

Paraíba registrou 4,3 mil acidentes de trabalho em2018; média de 12 acidentes por dia

Publicado

em

Dados atualizados do novo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (www.smartlabbr.org/sst) – ferramenta do MPT e da OIT – revelam que 4,3 mil acidentes de trabalho foram registrados na Paraíba no ano passado (média de 12 por dia), dos quais 1,8 mil somente em João Pessoa, cidade que aparece no 55º lugar no ranking nacional de notificações de acidentes entre os 5.570 municípios brasileiros. O País registrou em 2018 mais de 623,8 mil acidentes de trabalho (72 por hora).

De acordo com os dados, ‘atividades de Correio’ (12% ou 970 casos), ‘construção de edifícios’ (8% ou 606 notificações de acidentes), ‘atividades de atendimento hospitalar’ (7% ou 583 ocorrências), ‘comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados’ (4% ou 354) são os setores econômicos com mais notificações de acidentes de trabalho na Capital, informa publicação do MPT.

Além dessas atividades, aparecem ainda ‘coleta de resíduos’ (3% ou 233 casos), ‘incorporação de empreendimentos imobiliários’ (3% ou 222), ‘fabricação de produtos cerâmicos para uso estrutural na construção (3% ou 209), ‘fabricação de refrigerantes e outras bebidas (2% ou 179), ‘distribuição de energia elétrica’ (2% ou 171), ‘teleatendimento’ (2% ou 170), ‘restaurantes e outros estabelecimentos (2% ou 168) e ‘atividades de apoio à gestão de saúde’ (2% ou 158) entre as áreas com mais notificações de acidentes de trabalho em João Pessoa, o município do Estado com maior número de casos, seguido por Campina Grande (com 4.678 acidentes entre 2012 e 2018).

Somente no período de 2012 a 2018, João Pessoa registrou 8 mil acidentes de trabalho. Os números são altos, mas ainda há subnotificação. Na capital paraibana, a estimativa de subnotificação de acidentes de trabalho chegou a 35,7% em 2018, outro dado novo apresentado pelo Observatório SST.

Sobre a ferramenta

Os Observatórios Digitais/SmartLab são uma iniciativa conjunta do MPT e da OIT Brasil. Trata-se de uma ferramenta digital inovadora de cruzamento de dados públicos que permite a formulação, o monitoramento e a avaliação de programas, projetos e políticas públicas de promoção do trabalho decente no país.

Há dois anos, foram lançados os observatórios de Segurança e Saúde no Trabalho e do Trabalho Escravo. Este ano, houve ampliação de observatórios temáticos como o do Trabalho Decente nos Municípios Brasileiros, Trabalho Infantil, Diversidade no Trabalho, além de incluir também dados sobre Tráfico de Pessoas.

Para cada Observatório, dados públicos foram extraídos de centenas de fontes, compilados, organizados e tratados. A plataforma incorpora, automatiza e atualiza uma série de indicadores do Sistema de Indicadores Municipais de Trabalho Descente (SIMTD) desenvolvido no âmbito da OIT Brasil em cooperação com o IBGE e o governo brasileiro.

Prédio que desabou. Justamente para prevenir acidentes de trabalho na construção civil, uma das áreas com maior frequência de casos, o MPT instaurou procedimento na manhã de ontem (Nº 756/2019) para investigar o desabamento de um prédio de cinco andares em construção, no bairro da Torre, em João Pessoa.

Continue Lendo

Negócios

Expediente na Unimed João Pessoa é alterado durante o carnaval; veja como fica

Publicado

em

O funcionamento das áreas administrativas da Unimed João Pessoa será alterado durante o período de carnaval. Não haverá expediente na segunda-feira (24) e na terça-feira (25) tanto na Operadora como no Intercâmbio. O expediente será retomado na quarta-feira (26), das 12h até às 18h.

O Núcleo de Atenção à Saúde Sul (Nas-Sul) não terá atendimento de sábado a terça-feira. Na quarta-feira (26) abrirá das 7h às 22h.

A Unidade Guarabira e o Viver Melhor vão ficar fechados de sábado até terça-feira. O retorno às atividades da Unidade Guarabira será na quarta-feira (26), das 7h às 19h. Já o Viver Melhor voltará a funcionar na quarta-feira (26), das 12h às 18h.

HOSPITAIS

O cliente não deve se preocupar, pois os dois hospitais próprios – Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas – não sofrerão mudança de atendimento.

 INFORMAÇÕES

Durante o feriado, os clientes que precisarem de informações sobre a Unimed JP podem ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo 0800-725-1200. O SAC funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita. Outra opção é navegar pelo Portal Unimed JP, onde são disponibilizados vários serviços.

Continue Lendo

Negócios

Desligamento programado garante excelência no fornecimento de energia na Paraíba

Publicado

em

A energia de qualidade que chega à sua casa diariamente é assegurada por várias práticas adotadas pela Energisa. Um dos motivos que possibilita a distribuidora prestar diariamente um serviço de excelência é o desligamento programado, que é a manutenção da rede elétrica. Como todo equipamento, a rede que fornece energia também necessita de reparos e melhorias. Esse serviço é feito preventivamente porque os fios ficam expostos ao vento, à chuva, ao calor e até à maresia, no caso das cidades onde têm praia.

A manutenção da rede elétrica ocorre de forma muito simples, em áreas agendadas, com a suspensão temporária da transmissão de energia. Para fazer o desligamento programado, a Energisa comunica com mínimo 72 horas de antecedência a data e o horário da realização do serviço por meio de cartas, avisos em rádios e carros de som nas comunidades. Desta forma, a distribuidora evita transtornos e dá aos clientes a possibilidade de se programarem para quando o fornecimento for interrompido.

É o desligamento programado que garante o bom funcionamento da rede elétrica e a qualidade da energia que chega até os consumidores, por isso são fundamentais essas manutenções constantes, periódicas e programadas, que são bem diferentes das ocorrências de emergência.

Provocadas por fenômenos naturais, queda de postes e dano por intervenção de algum objeto ou até mesmo de uma pessoa, as ocorrências de emergência são situações não previstas e, por este motivo, não há como comunicá-las antecipadamente. Quando acontecem, equipes de manutenção da Energisa são acionadas, se deslocam ao local (quando necessário) e fazem o reparo, ou seja, a manutenção corretiva. Nesses casos, entrando em contato com distribuidora o cliente consegue saber a previsão de restabelecimento da energia.

Continue Lendo

Artigos

RádioBlog faz pausa carnavalesca, cai na folia e retoma atividades na próxima quinta-feira

Publicado

em

Em ritmo carnavalesco, o Paraíba RádioBlog fará uma breve pausa, cairá na folia e retoma as atividades na próxima quinta-feira (27).

Bom carnaval a todos e, se beber, não dirijam!

Continue Lendo