Nos acompanhe

Paraíba

Programa Primeira Chance lança cartilha e divulga empresas selecionadas

Publicado

em

A Secretaria de Estado da  Educação, Ciência e Tecnologia lançou esta semana a cartilha do Programa Primeira Chance. O objetivo é orientar as empresas, gestão escolar e estudantes sobre o programa. As cartilhas serão destinadas às empresas, Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e Escolas Profissionalizantes Técnicas.

Na cartilha tem a apresentação do Programa Estadual de Inserção no Mercado de Trabalho, objetivo, as vias de entrada dos estudantes e quem pode participar.  Além disso, são apresentadas também as metas para este ano e os editais que serão lançados.

A primeira etapa do programa foi a parceria com as empresas que se inscreveram. Nessa quinta-feira (11), a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) divulgou no Diário Oficial a lista das empresas selecionadas. São 20 empresas dos Setores de Turismo, Hospitalidade e Lazer, vinculadas à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A segunda etapa será a seleção dos estudantes para entrevistas com empresas, realizada pela equipe do Primeira Chance. As entrevistas com empresários vão acontecer nos dias 16 e 17 de julho no Hotel Hardman, no bairro de Manaíra, às 14h. A previsão é que os alunos comecem a estagiar na segunda semana de agosto; cada empresa terá direito a dois estagiários. Os estudantes selecionados pelo programa receberão bolsas estágio de R$ 500,00, e terão uma carga horária de 4 horas por dia, sendo, no máximo, 20 horas semanais.

Os alunos serão acompanhados pelo Programa durante o estágio por meio de mentoria chamada: ‘Linha de Chegada’, em que o professor mentor formará times de estudantes estagiários para se reunir quinzenalmente para uma formação continuada, promovendo atividades de escuta, diálogo e reflexão, além de, desenvolver competências do século XXI: criatividade, colaboração, aprendizado ou ocupação formal, integrando o seu projeto de vida ao mundo do trabalho.

Giovania Lira e Iolanda Cortez são coordenadoras da mentoria e cuidam da parte pedagógica do programa. Elas destacam a importância desse acompanhamento. “O principal diferencial do programa é a presença da mentoria Linha de Chegada que ajuda os alunos a definir e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais durante a sua primeira experiência profissional”, ressaltou Giovania.

Segundo Iolanda, “o Programa Primeira Chance é uma iniciativa pioneira no Estado, quando falamos em articulação entre escola, setor produtivo e projeto de vida do estudante. O protagonismo profissional estudantil é uma das premissas que trabalhamos tanto nas escolas quanto no Programa, a fim de estimularmos jovens cada vez mais autônomos, solidários e competentes”, falou.

Primeira Chance – Lançado no mês de abril de 2019, o Primeira Chance é um programa pedagógico da Rede Estadual de Ensino que articula a escola e o aluno para o primeiro emprego, bem como aproxima o setor produtivo da escola e capacita o aluno para o empreendedorismo e o mercado de trabalho.

Os principais beneficiários do Programa são os alunos da Rede Estadual de Ensino, matriculados na terceira série do ensino médio das Escolas Cidadã Integrais e escolas profissionalizantes técnicas e estudantes egressos da Rede Estadual.

O programa tem o intuito de ofertar ao estudante da rede o acesso ao estágio obrigatório, como também ao não obrigatório, incentivar a articulação entre a formação acadêmica e formação profissional e estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.

Continue Lendo

Paraíba

Preso na Operação Calvário: Ministra do STJ libera da cadeia o ex-procurador Gilberto Carneiro

Publicado

em

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, decidiu nesta sexta-feira (21) pela soltura de Gilberto Carneiro da Gama, ex-procurador Geral do Estado da Paraíba, preso no mês de dezembro durante a deflagração da sétima fase da Operação Calvário – Juízo Final.

Na última terça-feira (18) a Sexta Turma do STJ decidiu negar o recurso feito pela PGR contra a concessão de habeas corpus a Ricardo Coutinho. Ontem (20), Coriolano Coutinho e outros também foram soltos.

Confira a decisão:

Continue Lendo

Paraíba

“A política do PSB, ao longo de 10 anos, vem prejudicando a Segurança Pública”, diz deputado

Publicado

em

“A política do PSB, ao longo de 10 anos, vem prejudicando a Segurança Pública”. A declaração é do deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), ao lamentar decisão judicial que decretou a ilegalidade da greve das polícias Militar e Civil no Estado da Paraíba.

Em vídeo postado nas redes sociais, o deputado destaca que, na Paraíba, os policiais, bombeiros e civis, estão passando por grandes dificuldades. “Precisamos que a justiça também chegue para esses profissionais”.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Notícias

Nilvan Ferreira visita comunidade Irmã Dulce, em João Pessoa, e recebe carinho da população

Publicado

em

O radialista Nilvan Ferreira, lembrado em pesquisas eleitorais para a disputa pela Prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano, visitou na noite da quinta-feira (20) a comunidade Irmã Dulce. Como faz costumeiramente, Nilvan tem percorrido bairros da cidade, oportunidade em que além de receber o carinho das pessoas, ouve a realidade e desejos de moradores das mais diversas regiões da Capital.

“Olha aí o resultado de mais uma noite de visitas aos bairros da nossa cidade. Hoje foi a vez de caminhar e ouvir as pessoas do Conjunto Irmã Dulce. Na nossa visita de hoje eu fiz questão de conhecer a realidade e de expressar que João Pessoa necessita de um novo projeto que transforme aspectos da realidade vivenciada pela grande maioria das pessoas. João Pessoa tem que cuidar de todos os seus habitantes. Não se pode somente cuidar muito bem do centro e da praia e esquecer quem mora nos bairros. A cidade tem que ser boa pra todos que nela habitam”, postou Nilvan nas redes sociais.

Confira as imagens:

Continue Lendo