Nos acompanhe

Paraíba

Estado da Paraíba sedia 13º Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Publicado

em

No período de 31 de julho a 2 de agosto, a Paraíba vai sediar o 13º Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O evento, que vai acontecer no Centro de Convenções de João Pessoa, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds), e vai reunir policiais, gestores públicos dos estados e municípios, integrantes do sistema de justiça criminal, sociedade civil e academia, que irão ter acesso a uma programação que inclui palestras, mesas redondas e workshops. As inscrições são gratuitas e seguem até as 18h do dia 30 de julho.

“O nosso Estado foi escolhido para sediar o FBSP devido a sua importância no cenário nacional e por tudo aquilo que vem sendo construído nos últimos anos, com uma política pública de Segurança, que é o ‘Paraíba Unida pela Paz’. Encerramos um semestre confirmando toda essa política e com isso vemos que o evento terá muita importância para a Segurança Pública em geral, porque vai trazer especialistas, 60 palestrantes, internacionais inclusive, que irão debater o cenário nacional no que se refere à criminalidade, e estudar o fenômeno de destaque que a Paraíba se tornou no Brasil”, frisou o secretário Jean Nunes, destacando que o Estado é o único do país a reduzir crimes contra a vida, de forma consecutiva, nos últimos sete anos.

De acordo com os organizadores do evento, o 13º Encontro do FBSP vai oferecer um espaço qualificado para o diálogo entre os principais atores da área de segurança pública. Neste ano, terão como destaque as temáticas relacionadas com a estruturação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a construção de articulação, integração e coordenação entre as diferentes instituições públicas do sistema e a seleção de prioridades e temas estratégicos para que o debate e as ações de segurança pública avancem no sentido da redução do crime, da violência e do medo no país. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço https://www.sympla.com.br/inscricao?id=557919&eid=557919&lang=pt.

Continue Lendo

Paraíba

Romero reúne toda equipe de secretários e anuncia parâmetros sobre a reforma administrativa

Publicado

em

O prefeito Romero Rodrigues manteve mais uma reunião, na manhã desta quarta-feira, 18, com a equipe de secretários. Mais uma vez, o encontro de trabalho – que contou com a participação no início do vice-prefeito Enivaldo Ribeiro – teve como pauta principal a reforma na estrutura administrativa da Prefeitura.

O encontro de trabalho, realizado nas dependências da Fiep, contou com as presenças de todos os secretários, além de diretores administrativos-financeiros das pastas e da administração indireta.

Após uma breve palavra de Enivaldo Ribeiro, Romero Rodrigues fez uma explanação sobre a natureza e amplitude da reforma que está determinado a consolidar, com apoio da Câmara de Vereadores.

Voltou a dizer que a reforma não implicará em um processo de demissão em massa, mas de modernização da máquina administrativa. “Um desenho mais em sintonia com as demandas de uma cidade em permanente crescimento”, destacou.

Designado pelo prefeito para coordenar o projeto de reforma administrativa, o secretario Bruno Cunha Lima, Chefe do Gabinete, fez também uma explanação geral dos eixos da reforma e anunciou um calendário de reuniões com os secretários e gestores da administração indireta para tratar da proposta.

Atendendo proposta de Bruno, Romero estendeu para o final do mês o prazo para a confecção da proposta da reforma e encaminhamento à Câmara.

Equipe – Participaram da reunião também os secretários Diogo Flávio Lyra Batista (Planejamento e interino da Administração), Joab Pacheco (Finanças), Fernanda Ribeiro (Obras), Rosália Lucas, Luzia Pinto (Saúde), Eva Gouveia (Semas), Jóia Germano (Cultura), Geraldo Nobre (Sesuma), Teles Albuquerque (Esportes), Renato Gadelha (Agricultura) e José Mariz (Procuradoia Geral do Município). Os secretários executivos Dunga Júnior (Seplan) e Felipe Gadelha (Finanças) também se fizeram presentes.

Da administração indireta, participaram Antônio Hermano (Ipsem), Félix Neto (STTP), Nelson Gomes (AMDE), Josimar Henrique (Urbema) e Rivaldo Rodrigues (Procon).

Continue Lendo

Paraíba

Assembleia Legislativa debate desenvolvimento sustentável no semiárido paraibano

Publicado

em

A Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, nesta quarta-feira (19), no Campus do IFPB do município de Picuí, para debater sustentabilidade e desenvolvimento sustentável na região do semiárido. O encontro aconteceu juntamente com a Feira de Ciências da instituição. Políticos, professores, estudantes e autoridades participaram da discussão.

O presidente da Frente Parlamentar, o deputado Buba Germano (PSB), ressaltou a importância do Poder Legislativo ouvir as demandas da população presente na audiência. Ele destacou que a solenidade teve um caráter especial, pois foi comemorado 10 anos do Campus do IFPB de Picuí. “Aqui também está acontecendo a 6ª Feira de Ciência e Tecnologia, que apresentou um trabalho fantástico explorando a criatividade dos estudantes, o potencial em várias áreas, como robótica, preservação ambiental, clima, entre outros. São trabalhos excepcionais”, disse o parlamentar.

Buba Germano explicou ainda que a Frente Parlamentar se fez presente no evento para dialogar com os estudantes e professores sobre a importância do Campus para a região. “Aqui nós debatemos muito sobre a sustentabilidade. Vamos levar as demandas para a Assembleia Legislativa, pois sei o que representa a presença da universidade em Picuí”, comentou o deputado.

O vice-reitor do IFPB, Anderson Souza, analisou a situação da instituição diante da crise em que atualmente o setor de Educação, no país tem vivido. “A gente precisa se apropriar da problemática e inserir a perspectiva de desenvolvimento do Campus para os próximos anos, diante da crise que estamos apresentando”, disse. O diretor de pesquisa do IFPB, Francisco Dantas, agradeceu aos representantes da Frente Parlamentar. “A oportunidade de dialogar foi muito rica, pois tivemos o privilégio de escutar as demandas da comunidade e saber o que elas sentem e necessitam. Foi um debate positivo para a região”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

João apresenta projeto para construção de aeroporto de Patos à Secretaria Nacional da Aviação Civil

Publicado

em

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (18), em Brasília, com o secretário nacional da Aviação Civil, Roney Saggioro Glanzmain, ocasião em que apresentou o projeto para a construção do aeroporto de Patos, no Sertão da Paraíba, orçado em R$ 35 milhões, que terá a contrapartida de R$ 10 milhões do Governo do Estado para a execução da obra.

De acordo com João Azevêdo, todo o projeto já foi concluído pela gestão estadual. “Nós queremos realizar a construção de um grande aeroporto em Patos para buscarmos a tão sonhada interligação regional. A Prefeitura já desapropriou a área necessária, nós já estamos com o cronograma estabelecido e esperamos que em março do próximo ano, possamos assinar a ordem de serviço para comemorar e celebrar com todos os irmãos do Sertão essa grande vitória”, comentou.

O senador Veneziano Vital do Rego destacou a importância da obra para a região. “Nós sabemos que os nossos irmãos sertanejos são dependentes dos aeroportos de João Pessoa e de Campina Grande para deslocamentos em nível nacional. Fundamentalmente, todas as ações estão bem encaminhadas e nos sentimos partícipes e com a responsabilidade de também sermos colaboradores desse projeto”, declarou.

O deputado federal Hugo Motta enalteceu a determinação do governador João Azevêdo para assegurar um grande investimento para o Sertão. “Nós acompanhamos o projeto desde o seu nascedouro e o governador João Azevêdo conhece de perto não só a necessidade da região, mas seus pormenores, e a Paraíba e a cidade de Patos têm a sorte de tê-lo como gestor. A região vai ganhar esse presente, graças à determinação do governo estadual e o aporte de recursos do governo federal para que a gente realize esse grande sonho da população patoense e sertaneja de ter um grande aeroporto interligando a nossa região com as principais cidades e regiões do país”, frisou.

Também participaram da reunião, o deputado estadual Ricardo Barbosa, o secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, o secretário executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes, e o chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra.

Continue Lendo