Nos acompanhe

Paraíba

Deputados e médicos debatem ações de combate à mortalidade materna na Paraíba

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (11), reunião para tratar de questões referentes à saúde da mulher, em especial a mortalidade materna. O evento, proposto pela presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB, a deputada Pollyanna Dutra (PSB), contou com a presença de profissionais da medicina e representantes de órgãos de saúde do estado.

Para a parlamentar, a mortalidade materna é um problema social complexo, mas que pode ser evitado. “A sociedade precisa entender que as mulheres estão morrendo por descuido. Como é que a gente explica que os municípios têm hoje quase 100% de sua plenitude de atenção básica, com o aumento de número de hospitais no estado da Paraíba, e o número de mulheres mortas por mortes evitáveis também têm aumentado? Então, algo está acontecendo de errado e a gente precisa unificar: onde é que está sendo o erro? É na atenção básica? É na médio ou alta complexidade?”, questionou Pollyanna.

O deputado Taciano Diniz (Avante) ressaltou que a contribuição de especialistas na discussão é fundamental para o avanço na redução dos índices negativos. “A deputada Pollyanna está de parabéns por trazer esse debater para a Casa, por causas preocupantes, já que os índices mostram que 98% das mortes maternas são de causas evitáveis, como complicações de partos, problemáticas relacionadas a infecções pós-parto e trans-operatório, e principalmente pela dificuldade em assistência pela grande demanda nas redes de referência das maternidades da Paraíba”, disse.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Roberto Magliano, um dos principais indicadores sociais de saúde da população é a taxa de mortalidade materna. “A Paraíba é um dos estados do Brasil onde esse índice está mais elevado e é preciso que se faça esse enfrentamento. Então, nesse contexto, eu parabenizo a Assembleia, por trazer esse assunto à baila, porque, sem dúvida, se todos nós nos unirmos será possível fazer com que ela se reduza”, afirmou.

Já a coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fátima Morais, destacou a importância da articulação com os municípios para enfrentar o tema. “A gente está trabalhando com várias estratégias e outras que pretendemos implantar. Estamos finalizando um plano de combate e prevenção da mortalidade materna com união de forças das gestões municipais, pois o Estado, por si só, não consegue reduzir esse índice, até porque as ações são desenvolvidas pelos municípios. Então, temos que ter essa parceria e corresponsabilidade para que a gente consiga ter sucesso nessa luta”, finalizou.

Também participaram da reunião os deputados Chió, Dr. Érico, Dra. Paula e Nabor Wanderley; e o médico obstetra Eduardo Fonseca.

Continue Lendo

Paraíba

Diretoria do Hospital Napoleão Laureano admite caos e faz apelo por mais doações da sociedade

Publicado

em

Em entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (23), o diretor presidente da Fundação Napoleão Laureano, Carneiro Arnaud , admitiu o caos instalado na unidade hospitalar e comentou denúncias de pacientes sobre a falta de medicamentos, ausência do tratamento de quimioterapia, os altos salários do corpo médico e diretores do hospital, as recomendações do Conselho Regional de Medicina no tocante a modernização da unidade, entre outros pontos.

O apelo por doações acontece porque, de acordo com o diretor, os recursos do SUS estão defasados e não são suficientes para arcar com as despesas. Arnaud afirmou que todos os municípios da Paraíba mandam pacientes para o hospital, alegando que até pouco tempo nenhuma prefeitura dava auxílio. Além de Carneiro Arnaud, participaram da entrevista os médicos Joni Marcos e Saulo Ataíde.

Confira o áudio:

Na coletiva o hospital divulgou um balanço dos atendimentos e fontes de renda.

Clique AQUI e confira o documento

Continue Lendo

Paraíba

Em Brasília: Aguinaldo Ribeiro recebe prefeito e garante parcerias para Sertão da Paraíba

Publicado

em

O prefeito do município de São José de Espinharas, Neto Gomes, foi recebido, nesta sexta-feira (23), em Brasília, pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que mais uma vez abriu às portas de seu gabinete, e também da liderança da maioria, para intermediar os investimentos para a região sertaneja, sobretudo no que diz respeito ao Saneamento Rural do município. Para este intento, foi feito, por parte da gestão sertaneja, um pedido à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na ordem de R$ 750 mil para investir nas localidades que sofrem com o abastecimento de água, o qual o parlamentar se comprometeu a se empenhar pela liberação do montante, o mais breve possível.

Durante as audiências, o prefeito esteve acompanhado do secretário de Administração e Recursos Humanos, Arnóbio Soares, que elencou as necessidades prementes da região em Infraestrutura Urbana e Hídrica, Agricultura, Saúde e Educação.

Para o gestor, o encontro foi bastante proveitoso, já que o deputado Aguinaldo Ribeiro sempre tem se mostrado sensível aos anseios não só da gestão municipal, mas, principalmente, da população, que é a maior beneficiada com os investimentos para a região.

“Queria agradecer mais uma vez a receptividade do deputado federal Aguinaldo Ribeiro que tem sido muito sensível aos anseios da população sertaneja, é um parlamentar muito querido na região justamente por abrir as portas em Brasília para o município de São José de Espinharas e sempre se colocar à disposição como elo entre município e governo federal”, ressaltou.

Já o deputado Aguinaldo Ribeiro agradeceu o reconhecimento do gestor e se comprometeu, assim como nas legislaturas passadas, a manter o empenho pela liberação dos recursos solicitados, pois conhece de perto por ter já constatado – in loco – a necessidade do Sertão, não apenas em São José de Espinharas, mas também nos municípios que ficam na região.

“As portas do gabinete sempre estarão abertas para ser ponte entre prefeitos e Brasília, e Neto Gomes é um gestor que não tem medo de lutar, de correr atrás e de buscar os recursos que a cidade precisa. É com políticos assim, que não tenham medo de vir até a Capital Federal, que a gestão prospera e eu terei o maior prazer em me empenhar para garantir essas parcerias com a gestão Neto Gomes, em São José de Espinharas, como também para os demais prefeitos paraibanos que podem encontrar em mim um verdadeiro parceiro em busca de uma Paraíba melhor e mais justa”, destacou Aguinaldo.

Na oportunidade, foram solicitados pela gestão de São José de Espinharas recursos para Aquisição dois ônibus escolares; recursos de Custeio do PAB; Recursos para Aquisição de mais uma Patrulha Mecanizada; Recursos para Reforma do Mercado Público Municipal; Recursos para Compra de Equipamentos Odontológicos para a UBS Darcilio Wanderley da Nóbrega; Recursos para Pagamento de Convênio – já licitado para Pavimentações de Diversas Ruas; Pagamento da segunda parcela do Convênio da Praça de Eventos e Praça Bossuet Wanderley; Pagamentos da UBS Darcilio Wanderley da Nóbrega e da Academia de Saúde.

Além do prefeito de São José de Espinharas, o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro (PSB), também participou de audiências com Aguinaldo Ribeiro, também em busca de parcerias.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado Cabo Gilberto Silva pede ao governador a saída do comandante geral da Polícia Militar

Publicado

em

Em vídeo postado nas redes sociais, o deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), pediu ao governador João Azevedo (PSB) a saída do comandante geral da Polícia Militar. “Vossa excelência continua errando ao permanecer no Comando da Polícia Militar o Coronel Euller, que acumula em quase uma década diversos escândalos de irregularidades”, disse.

Continue Lendo