Nos acompanhe

Paraíba

Luciano Cartaxo autoriza obras e Pedro II ganhará ciclovia requalificada e iluminação em LED

Publicado

em

A Avenida Pedro II ganhará uma ciclovia praticamente nova com as obras de requalificação que começaram hoje pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Além disso, o Programa LED nas Ruas também será implantado na via, ação que transformará o visual e oferecerá uma via muito mais iluminada com a tecnologia que garante sustentabilidade através da economia de recursos e, principalmente, mais segurança a quem transita na região. Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito Luciano Cartaxo autorizou o início dos trabalhos.

O trabalho desenvolvido na Avenida Pedro II envolve diversas Secretarias. Inicialmente, a Secretaria de Meio Ambiente está realizando a poda das árvores da área da ciclovia, o que também prejudicava a circulação dos ciclistas. Em seguida, será executada a recuperação do gradil que separa a Avenida e o Jardim Botânico e o Ibama e também a requalificação e pintura de toda a ciclovia, que tem a extensão de 1,1 km.

Associado a isso, o prefeito Luciano Cartaxo também autorizou a chegada do Programa LED nas Ruas no Corredor da Pedro II. O programa já passou pelas orlas de Cabo Branco a Manaíra, pelos grandes corredores como Epitácio Pessoa, Beira Rio e Rui Carneiro, além de bairros como o Alto do Mateus, contemplado 100% pela nova iluminação, e Cidade Verde, Bairro das Indústrias e Distrito Industrial, que estão recebendo a substituição do parque de iluminação pública. E, agora, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também começa os trabalhos no Corredor da Pedro II, onde serão substituídos mais de 100 pontos de iluminação.

Ciclovias – João Pessoa conta com 21 ciclovias em diversas áreas da cidade e, somadas à ciclofaixa de lazer, oferecida pela PMJP aos domingos na Epitácio Pessoa, são 71,4 quilômetros de áreas destinadas exclusivamente a usuários de bicicletas. A atual gestão do prefeito Luciano Cartaxo é responsável pela implementação das ciclovias no Parque da Lagoa, na Avenida Paulo Roberto Accioly, no Bessa; na Avenida João Cirylo, no Altiplano, na Nova Beira Rio e na Ponta do Seixas.

“As ciclovias e ciclofaixas cumprem um papel muito importante em uma cidade com planejamento focado para um futuro de sustentabilidade como é o caso de João Pessoa. A Capital oferece áreas exclusivas para os ciclistas e para que outras pessoas passem também a contar com esta alternativa, que não só é saudável, mas também mais sustentável para o desenvolvimento da cidade. E com a requalificação na ciclovia da Pedro II, estamos oferecendo mais uma opção para os ciclistas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Foto- Kleide Teixeira

Continue Lendo

Paraíba

Respiradores enviados por Bolsonaro são os únicos equipamentos novos em operação na Paraíba

Publicado

em

 

Sem João Azevedo (Cidadania) conseguir, até a presente data, comprar sequer um único respirador para o combate ao novo coronavírus, os 70 aparelhos enviados pelo Governo Federal são os únicos novos em funcionamento na Paraíba. A informação foi confirmada pelo próprio João Azevedo em entrevista à TV Cabo Branco na última sexta-feira (29).

 

Confira o áudio:

 

Diante da informação, o deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), aliado do presidente Jair Bolsonaro, chamou a atenção dos paraibanos para o preocupante cenário. “Toda a Paraíba tem que ter ciência do que realmente está acontecendo em nosso Estado”, alertou. “Depois de quase três meses de quarentena e isolamento social, o governador admitiu que não conseguiu  comprar nenhum respirador para nosso Estado, não se fosse os respiradores do Governo Federal, a Paraíba ficaria sem nenhum respirador”, disse.

Segundo Cabo Gilberto Silva, a incompetência do governador da Paraíba na luta contra o coronavírus, prova que João Azevedo não está preocupado com a saúde pública. “Essa é uma dura realidade que todos os paraibanos tem que ter conhecimento do que de fato está acontecendo”.

Confira o áudio:

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Avante intensifica diálogo com prefeitáveis para definir apoio do partido nas eleições 2020

Publicado

em

Visando o alinhamento político nas eleições em João Pessoa, o partido Avante, um dos que mais crescem na Paraíba, intensificou o diálogo com prefeitáveis rumo ao pleito eleitoral deste ano.

A intenção do Avante é participar ativamente do processo eleitoral, discutindo alternativas para o município com as demais siglas, independentemente de posicionamentos ideológicos. Sobre este tema, em específico, o deputado estadual Felipe Leitão (Avante), que obteve quase 13 mil votos na Capital, afirmou que o partido irá exaurir o diálogo com os pré-candidatos a prefeito de João Pessoa.

O parlamentar afirma que é hora de entendimento e as portas estão abertas para dialogar com representações de toda sociedade ou qualquer outra legenda partidária. O deputado faz questão de estar presente nestes encontros e diz que a palavra de ordem é o diálogo.

A tônica das conversas, segundo Felipe Leitão, é a discussão de projetos que contemplem as principais necessidades dos pessoenses. Ele ainda revelou que o partido liberou os vereadores para decidirem quem irão apoiar.

“Abrimos diálogo, primeiro internamente com o presidente municipal do Avante João Pessoa, Márcio Alencar, onde ficou definido que os vereadores ficam liberados para decidir seus apoios e o partido não terá interferência nessa decisão. Na sequência, decidimos ampliar as conversas com os demais partidos e pré-candidatos a prefeito. Acredito que o Avante será o fiel da balança nesse pleito eleitoral. Ninguém vence eleição sozinho. É preciso costurar um projeto, com espaços, mas dentro de uma realidade viável. Você não pode chamar parceiros somente para vencer a eleição. É preciso ter pessoas ajudando no início e durante a caminhada”, disse Felipe Leitão apontando que não é momento de muita exposição por causa da Covid-19.

Felipe Leitão foi três vezes vereador de João Pessoa e se elegeu deputado estadual em 2018 com uma votação expressiva na Capital de todos os paraibanos.

O Avante vem registrando crescimento em todas as eleições que participa e conta atualmente com a segunda maior bancada de deputados na Assembleia Legislativa e com a maior bancada de vereadores na CMJP, com seis vereadores: Chico do Sindicato, Dinho, Raissa Lacerda, Professor Gabriel, Tanilson Soares e Renato Martins.

Continue Lendo

Paraíba

Hervázio e Léo Bezerra sugerem parcerias público privadas para realização de exames da Covid-19

Publicado

em

Na última sexta-feira (29), o deputado Hervázio Bezerra sugeriu ao governador João Azevedo, o exame da possibilidade de, sob os preceitos legais, parcerias com municípios do nosso Estado, bem como com toda a rede privada de laboratórios de análises tendo como objetivo a formalização de acordo, parceria, convênio etc, onde os poderes públicos (estadual e municipal), possam propiciar à sociedade paraibana a ação e contribuição governamental, visando reduzir custos, ampliar oferta e garantir contrapartida estatal visando diagnosticar a covid 19. Essa mesma sugestão foi feita ao prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, através do vereador Léo Bezerra.

Segundo o deputado Hervázio e o vereador Léo Bezerra, após pesquisa de preços que efetuaram em alguns laboratórios privados de nossa capital, esses exames variam de, 280 a 300 reais. Havendo uma ação do governo nessa direção com certeza teremos um aumento significativo da quantidade de exames e que poderá óbvio baratear esse valor, bem como a contribuição estatal anteriormente referida.

Segundo Hervázio, a formalização dessas ações, fortalecerá a disposição da sociedade, àqueles que têm condição financeira razoável para bancar parte do custo de seu exame, e com isto, propiciando aos que não dispõe da menor possibilidade financeira de custear seus exames.

Por fim, o deputado ainda sugere, a implementação de ampla campanha publicitária estimulando a adesão da sociedade à essa ação, enfatizando a importante e imprescindível contribuição social dos que se sensibilizarem e aderirem esta campanha em defesa da vida.

Léo Bezerra ainda destacou sobre a importância do número de exames para planejamento, ação e controle dessa terrível doença. Neste exato momento milhares de Brasileiros estão sendo infectados, principalmente por cidadãos e cidadãs assintomáticos, que de forma inadvertida e inconsciente contribuem para o crescimento e fortalecimento do vírus, e com isto, ampliando de forma gigantesca nossas tristes estatísticas de infectados e mortos. Só através de exames em massa, adotaremos posturas e condutas de isolamento mais eficiente e cuidadoso de infectados (principalmente assintomáticos) bem como o fortalecimento do uso de EPIS.

Continue Lendo