Nos acompanhe

Paraíba

CRM volta a fiscalizar hospitais do Sertão e desinterdita UTI da maternidade de Patos

Publicado

em

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) esteve na cidade de Patos, no Sertão paraibano, nesta quinta-feira (18) para averiguar as melhorias realizadas nas unidades de saúde da cidade, após inspeção realizada na semana passada. Com o abastecimento de medicamentos, insumos e materiais necessários para o Hospital e Maternidade Peregrino Filho, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) foram desinterditadas e os médicos poderão voltar a internar crianças a partir da zero hora desta sexta-feira (19). Estas unidades estavam interditadas eticamente pelo CRM-PB desde o dia 12 de abril, por falta de materiais básicos, que comprometiam um atendimento adequado.

“Felizmente, vimos que a maternidade foi abastecida com o material necessário e, com isso, promovemos a desinterdição. No entanto, durante a visita ao hospital, também realizamos reunião com a equipe médica e constatamos que eles estão muito insatisfeitos por estarem com seus salários atrasados desde o mês de janeiro, querendo organizar um indicativo de greve. Como essa não é atribuição do CRM, orientamos os profissionais procurarem o Sindicato dos Médicos”, explicou o diretor de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

Ainda em Patos, a equipe de fiscalização visitou o Hospital do Bem, inaugurado em setembro do ano passado, pelo Governo do Estado, com a proposta de ser referência no tratamento do câncer para a população do Sertão. “Apesar de ter uma boa estrutura, não há escala médica no hospital. Hoje (quinta, 18) havia onze pacientes internados sem nenhum médico plantonista. Encontramos apenas a equipe de enfermagem. Como um hospital pode funcionar sem médicos?”, questionou o diretor de fiscalização, que disse também que a direção do hospital terá 15 dias, após receber o relatório do CRM-PB, para entregar a escala médica completa da unidade hospitalar, sob risco de interdição ética.

O Hospital do Bem faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, que foi fiscalizado pelo CRM-PB na semana passada e também está com inconformidades a serem resolvidas. De acordo com João Alberto, o hospital apresenta problemas gravíssimos em sua estrutura física, além da falta de medicamentos, laboratório precário, superlotação e UTI sem prestar atendimento adequado por falta de equipamentos.

“Esta é uma unidade de saúde importantíssima para a região, que não pode ser interditada eticamente, mas que está funcionando em clima de guerra. O centro cirúrgico, por exemplo, não pode funcionar do jeito que está, com infiltrações nas paredes, ar condicionado com vazamento e baldes para conter a água, piso de concreto, além de um esgoto que se abre a cada sete dias para limpeza”, explicou. Após o recebimento do relatório do CRM-PB, o hospital tem um prazo de 20 dias para sanar pelo menos os problemas da estrutura física.

Hospital de Taperoá – Na fiscalização realizada pelo CRM-PB, no Sertão, no último dia 12 de abril, também foi inspecionado o Hospital Geral de Taperoá. A equipe do conselho encontrou um hospital com falta de medicamentos, insumos, roupa para pacientes e funcionários, além de uma quantidade escassa de médicos. Diante da gravidade, o CRM-PB havia dado um prazo de 10 dias para as adequações necessárias.

Após visita realizada no hospital, pelo secretário executivo de Gestão de Rede e Unidades de Saúde, Geraldo Medeiros, no último dia 16, o CRM-PB foi informado que o hospital passará para a gestão direta do Governo da Paraíba, de forma transitória e excepcional, visando a manutenção do serviço. O hospital era administrado pela Organização Social (OS), Instituto Gerir, assim como a maternidade Peregrino Filho e o Janduhy Carneiro.

Com a mudança de administração, os problemas devem começar a ser resolvidos. A equipe do CRM-PB observou que o hospital já estava sendo abastecido e preparado para atender as urgências da população durante o feriado da Semana Santa. “Ficamos satisfeitos com os problemas começando a serem resolvidos, após uma ação do Conselho de Medicina”, completou João Alberto.

Continue Lendo

Negócios

Sine oferece 327 oportunidades de emprego em João Pessoa

Publicado

em

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-JP) oferece, a partir desta segunda-feira (22) a 26 de julho, 327 vagas de emprego. Ajudante reparador (telecomunicações) e supervisor de conservação de obras são as funções com maior número de oportunidades, com 90 vagas. As exigências para concorrer a vaga são que o candidato tenha o Ensino Médio e no mínimo 6 meses de experiência comprovada na Carteira de Trabalho.

Para o desempenho do cargo de supervisor de conservação de obras, é necessário que o interessado, tenha conhecimento em eletrotécnica, elétrica e afim. Os candidatos no desempenho da função irão orientar e fiscalizar os novos projetos do setor de obras, elaborar relatórios de vistorias realizadas, assegurando a continuidade dos serviços.  Confira a lista de oportunidades: https://midi.as/-vN2  .

Há também vagas para técnico em fibra óptica (80), representante comercial autônomo (15), vendedor de consórcio (6), vendedor pracista (5), instalador de som e acessórios (2).

O Sine-JP funciona na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, e atende das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O trabalhador deve apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Para concorrer às oportunidades em que o empregador exige apenas o currículo, o interessado deve enviá-lo para o endereço sinejp.imo@joaopessoa.pb.gov.br

Contato – As empresas que tenham interesse em anunciar vagas de empregos, devem enviar seus dados e as exigências das funções para o e-mail sinejp.imo@joaopessoa.pb.gov.br. Os telefones para contato do setor de captação de vagas são: (83)3214-1712; (83) 3214-3214 ou (83) 3214-1809. O serviço é gratuito.

Sine nos Bairros – Na próxima quinta-feira (25), uma equipe do Sine-JP estará no CRC Mangabeira, localizado Rua Janduí Dantas do Nascimento, s/n. A equipe oferecerá capacitação em Marketing Pessoal para os trabalhadores, com entrega de certificado ao final da palestra.

Continue Lendo

Paraíba

Gabarito preliminar do concurso da Educação já está disponível; 8.303 mil faltaram às provas

Publicado

em

Do total de 43.104 candidatos inscritos para o concurso público da Educação do Governo da Paraíba, 8.303, cerca de 19,3%, faltaram à prova objetiva que aconteceu nesse domingo (21). A informação é da banca organizadora do certame, Instituto AOCP. O concurso é organizado pela Secretaria de Estado da Administração, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Os gabaritos das provas já estão disponíveis para consulta no site do Instituto (institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/gabpreliminarseectpb.pdf?). Os candidatos poderão solicitar recurso contra o gabarito preliminar, a partir da 0h do dia 23/07/2019 às 23h59 do dia 24/07/2019, também pelo site da AOCP.

As provas foram aplicadas nos municípios de Cajazeiras, Campina Grande, Catolé da Rocha, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pombal, Princesa Isabel e Sousa.

No próprio domingo, dia da realização do concurso, integrantes da comissão do Concurso realizaram visitas em alguns locais de provas na Capital, para verificar o fluxo de candidatos e a organização de um modo geral. Não houve nenhum imprevisto e tudo aconteceu dentro da normalidade.

Estão sendo oferecidas 1.000 (mil) vagas para o cargo efetivo de Professor de Educação Básica III, da carreira do Magistério Estadual. Desse total, 50 (cinquenta) vagas são destinadas às pessoas com deficiência.
Os aprovados serão nomeados logo após o resultado final do concurso. O salário oferecido é de R$ 2.110,12 (dois mil cento e dez reais e doze centavos), com carga horária de 30 horas semanais. Este é o quarto concurso público realizado pelo Governo da Paraíba para o cargo de Professor de Educação Básica III, de 2011 até 2019, totalizando 5040 vagas ofertadas.

As vagas ofertadas são para 13 disciplinas: Artes (72), Biologia (150), Educação Física (68), Filosofia (6), Física (47), Geografia (72), História (78). Língua Espanhola (18), Língua Inglesa (61), Língua Portuguesa (195), Matemática (199), Química (28) e Sociologia (6)

Continue Lendo

Paraíba

Bolsonaro posta vídeo de Samuka Duarte dando “lição de moral” em João Azevedo e Ricardo Coutinho

Publicado

em

O Presidente Jair Bolsonaro (PSL) utilizou o Instagram para veicular vídeo do apresentador paraibano Samuka Duarte, dando “lição de moral” no governador João Azevedo e no ex-Ricardo Coutinho (PSB). Samuka lembrou a liberação de recursos feitas pelo Governo Bolsonaro para Paraíba e disparou: “Tem muita gente aqui na Paraíba que ainda não desceu do palanque”.

Continue Lendo