Nos acompanhe

Paraíba

Acompanhamento da Gestão pelo TCE recebe elogios na Universidade estadual da Paraíba

Publicado

em

Dirigentes da Universidade Estadual da Paraíba, em meio aos quais o próprio reitor Rangel Júnior, enalteceram, nesta quarta-feira (22), o Sistema de Acompanhamento da Gestão posto em prática pelo Tribunal de Contas do Estado. Trata-se de procedimento do qual tem resultado a presença constante e efetiva do TCE nos organismos sob sua jurisdição, a tempo da orientação e do esclarecimento.

“Quando um Tribunal de Contas atua no sentido de orientar a gestão pública, ele executa um trabalho ainda mais eficaz, uma vez que, com acompanhamento e controle, evitam-se prejuízos ao Erário e, consequentemente, à população. Além disso, essa orientação prima por algo de suma importância, que é a aplicação dos recursos públicos de forma eficiente e que atenda às demandas mais necessárias da sociedade”, comentou o reitor

O professor Rangel Júnior percebe que a sociedade, cada vez mais, exige transparência na gestão pública. “É importantíssimo que o controle social seja feito com relação a tudo o que envolve esta área, especialmente porque tudo o que aí é feito é financiado integralmente pela população, com seus impostos. Então, é fundamental que a boa prática de gestão seja constante e que, havendo equívocos, o gestor seja cobrado e o eventual erro sanado”, observou.

E concluiu: “Quem mais ganha com isso é a população que, em razão da ação do Tribunal, pode ter mais confiança na gestão pública. Nem sempre as pessoas conhecem como se dá uma execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos, nem têm tempo suficiente para estudar o assunto. Então, quando o Tribunal fiscaliza e orienta, ele se torna os olhos do povo e, com isso, as chances de falhas na prestação do serviço público são minimizadas, gerando eficiência e promovendo maior qualidade de vida para a população. Desta forma, a importância de um Tribunal orientador e parceiro reflete-se, essencialmente, no ganho social que esse trabalho possibilita. Reflete-se, também, numa gestão pública mais responsável, eficiente e comprometida com o bem estar social.

“Esta é uma providência de extrema necessidade”, comentou, por sua vez, a pró-reitora de Gestão Administrativa da UEPB, professora Eliana Maia Vieira. A seu ver, um Tribunal que age desse modo pode e deve ser considerado um parceiro da boa gestão pública.

“A orientação, neste sentido, é iniciativa de muito bom proveito. Eu, pessoalmente, entendo que receber uma auditoria, mesmo para exame de contas anuais, é a melhor coisa. O problema, quando ocorre, é não seguir as orientações, é persistir no erro”, disse.

Outra dirigente da UEPB, a pró-reitora de Gestão Financeira Giovana Carneiro Pires Ferreira também aprovou a ideia de um Tribunal mais próximo e mais disposto a esclarecer e orientar seus jurisdicionados. “Quando preciso, conto sempre com essa ajuda imprescindível e muito valiosa”, observou.

A UEPB está recebendo, esta semana, as auditoras de contas públicas Luízi Costa e Erika Manuelle Campos então empenhadas no levantamento de informações e documentos relacionados aos exercícios de 2015 e 2016. O procedimento de auditoria, que prosseguirá até sexta-feira, iniciou-se nos gabinetes das duas pró-reitoras.

Continue Lendo

Paraíba

Mobilização regional em defesa do piso da Enfermagem acontece na próxima semana em João Pessoa

Publicado

em

Primeira mobilização regional da Enfermagem em defesa do Projeto de Lei n° 2564, de 2020 que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira acontece no próximo dia 29 de outubro em João Pessoa.

A concentração acontece na Lagoa do Parque Solon de Lucena às 8 horas da manhã. O projeto chegou à marca de 1 milhão de apoios no Portal e-Cidadania, do Senado, mas tramita desde 2020 e aguarda aprovação dos senadores.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito recebe alunos que vão representar JP nos Jogos Escolares Brasileiros e nas Paralimpíadas

Publicado

em

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa vai contar com 18 representantes em competições esportivas escolares nos próximos dias. São 13 alunos com vagas garantidas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021 e outros 5 nas Paralimpíadas Escolares 2021. O grupo foi recebido pelo prefeito Cícero Lucena na tarde desta quarta-feira (20).

“Esta é a prática de tudo aquilo que temos repetido, de que o esporte é essencial na formação do cidadão e na oportunidade de desenvolver talentos. É motivo de alegria que a escola municipal, com muita dedicação por parte dos professores, consiga preparar estes alunos mesmo nesse período de dificuldade. A meta é sempre ampliar esta atenção e este cuidar com nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito.

Os Jogos Escolares Brasileiros serão realizados de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas de 22 a 27 de novembro, em São Paulo. Os estudantes vão viajar com passagens pagas pelo Governo do Estado, que firmou parceria com a Prefeitura de João Pessoa. A hospedagem fica por conta dos governos responsáveis pela realização dos eventos.

A secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro, destacou o acompanhamento feito nas escolas com estudantes que se destacaram nos esportes. “Os professores fizeram um acompanhamento especial com estes estudantes durante todo este ano e foram agrupados à equipe do Estado, garantindo a representação de João Pessoa”, declarou.

Nos Jogos Escolares Brasileiros, os alunos vão competir em modalidades como judô, wrestling, natação, ciclismo e xadrez. Já nas Paralimpíadas Escolares, haverá representantes nas disputas de Futebol de 5 e Parabadminton, entre outros. Marcos Vinicius, professor de ciclismo na Rede Municipal, agradeceu pela forma como a competição foi priorizada.

“Tivemos um acolhimento muito rápido por parte da Secretaria de Educação de João Pessoa. Toda a equipe foi muito eficiente e nos ajudou na preparação e, inclusive, providenciou a roupa adequada de competição, que é uma exigência”, atestou.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito se reúne com reitor da UFPB e planeja parceria para conservação da barreira do Cabo Branco

Publicado

em

O prefeito Cícero Lucena se reuniu, na manhã desta quarta-feira (20), com o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal, onde os gestores discutiram parcerias entre as instituições para a preservação e recuperação da barreira do Cabo Branco.

“Esta reunião aproxima a UFPB das demandas da cidade. A Universidade vai poder nos orientar nos principais problemas que identificamos, ajudando, entre outras coisas, na forma tecnológica para a questão da estabilização e proteção da barreira. Isso deve ser feito, inclusive, aproveitando experiências internacionais”, declarou o prefeito.

O reitor Valdiney Gouveia afirmou que a Universidade tem muito a contribuir com o processo. “Temos expertise, equipamentos e profissionais que podem somar e trabalhar junto à Prefeitura para que possamos reverter o quadro de deterioração naquela área”, disse.

Outras parcerias discutidas foram relacionadas a uma escola de ballet, uma escola de educação básica, e projetos voltados à preservação do Rio Jaguaribe. A oficialização dessas parcerias deve ser assinada pelos gestores no próximo dia 29.

Estiveram presentes na reunião os secretários municipais do Planejamento, José William Montenegro; da Infraestrutura, Rubens Falcão; da Ciência e Tecnologia, Margareth Diniz, e o coordenador da unidade gestora do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu.

Continue Lendo