Nos acompanhe

Notícias

Raniery Paulino quer audiência pública para debater a situação do Hospital Estadual de Mamanguape

Publicado

em

O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), requerimento propondo a realização eu audiência pública na Comissão de Saúde com o objetivo de debater a situação dos serviços e funcionamento do Hospital Geral de Mamanguape (HGM), sendo como convidados na secretária de saúde ou representante da Gestão Estadual, secretário de Saúde do município de Mamanguape, direção da unidade hospitalar, representação do Conselho Regional de Medicina e do Ministério Público, além de outras autoridades constituídas da Paraíba e entidades de classe.
O Governo Estado da Paraíba inaugurou no ano de 2014 o HGM e divulgou gastos na ordem de 11 milhões no equipamento público que passou a contar com mais de 120 leitos, disponibilizados para internações de média complexidade de nas especialidades de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia geral. Atendendo a população de todos os municípios da região do Vale do Mamanguape (Litoral Norte) estimada em mais 100 mil habitantes, tem evitado deslocamento de pacientes para João Pessoa e Campina Grande.
Segundo o deputado Raniery, apesar de toda essa estrutura encontrada no hospital a população tem reclamando da demora e da qualidade do atendimento, com indícios de negligência médica a partir da morte de pacientes. Rádios locais recebem todos os dias da população que participam dos programas denunciando falhas no hospital.
“A população mais do que nunca precisa da adoção de providências com celeridade. Nosso objetivo é tão somente visando a promoção de um debate profícuo, na expectativa de se encontrar solução para os problemas existentes naquele equipamento público de saúde”, disse o deputado Raniery.

Continue Lendo

Paraíba

Mobilização regional em defesa do piso da Enfermagem acontece na próxima semana em João Pessoa

Publicado

em

Primeira mobilização regional da Enfermagem em defesa do Projeto de Lei n° 2564, de 2020 que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira acontece no próximo dia 29 de outubro em João Pessoa.

A concentração acontece na Lagoa do Parque Solon de Lucena às 8 horas da manhã. O projeto chegou à marca de 1 milhão de apoios no Portal e-Cidadania, do Senado, mas tramita desde 2020 e aguarda aprovação dos senadores.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito recebe alunos que vão representar JP nos Jogos Escolares Brasileiros e nas Paralimpíadas

Publicado

em

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa vai contar com 18 representantes em competições esportivas escolares nos próximos dias. São 13 alunos com vagas garantidas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021 e outros 5 nas Paralimpíadas Escolares 2021. O grupo foi recebido pelo prefeito Cícero Lucena na tarde desta quarta-feira (20).

“Esta é a prática de tudo aquilo que temos repetido, de que o esporte é essencial na formação do cidadão e na oportunidade de desenvolver talentos. É motivo de alegria que a escola municipal, com muita dedicação por parte dos professores, consiga preparar estes alunos mesmo nesse período de dificuldade. A meta é sempre ampliar esta atenção e este cuidar com nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito.

Os Jogos Escolares Brasileiros serão realizados de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas de 22 a 27 de novembro, em São Paulo. Os estudantes vão viajar com passagens pagas pelo Governo do Estado, que firmou parceria com a Prefeitura de João Pessoa. A hospedagem fica por conta dos governos responsáveis pela realização dos eventos.

A secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro, destacou o acompanhamento feito nas escolas com estudantes que se destacaram nos esportes. “Os professores fizeram um acompanhamento especial com estes estudantes durante todo este ano e foram agrupados à equipe do Estado, garantindo a representação de João Pessoa”, declarou.

Nos Jogos Escolares Brasileiros, os alunos vão competir em modalidades como judô, wrestling, natação, ciclismo e xadrez. Já nas Paralimpíadas Escolares, haverá representantes nas disputas de Futebol de 5 e Parabadminton, entre outros. Marcos Vinicius, professor de ciclismo na Rede Municipal, agradeceu pela forma como a competição foi priorizada.

“Tivemos um acolhimento muito rápido por parte da Secretaria de Educação de João Pessoa. Toda a equipe foi muito eficiente e nos ajudou na preparação e, inclusive, providenciou a roupa adequada de competição, que é uma exigência”, atestou.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito se reúne com reitor da UFPB e planeja parceria para conservação da barreira do Cabo Branco

Publicado

em

O prefeito Cícero Lucena se reuniu, na manhã desta quarta-feira (20), com o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal, onde os gestores discutiram parcerias entre as instituições para a preservação e recuperação da barreira do Cabo Branco.

“Esta reunião aproxima a UFPB das demandas da cidade. A Universidade vai poder nos orientar nos principais problemas que identificamos, ajudando, entre outras coisas, na forma tecnológica para a questão da estabilização e proteção da barreira. Isso deve ser feito, inclusive, aproveitando experiências internacionais”, declarou o prefeito.

O reitor Valdiney Gouveia afirmou que a Universidade tem muito a contribuir com o processo. “Temos expertise, equipamentos e profissionais que podem somar e trabalhar junto à Prefeitura para que possamos reverter o quadro de deterioração naquela área”, disse.

Outras parcerias discutidas foram relacionadas a uma escola de ballet, uma escola de educação básica, e projetos voltados à preservação do Rio Jaguaribe. A oficialização dessas parcerias deve ser assinada pelos gestores no próximo dia 29.

Estiveram presentes na reunião os secretários municipais do Planejamento, José William Montenegro; da Infraestrutura, Rubens Falcão; da Ciência e Tecnologia, Margareth Diniz, e o coordenador da unidade gestora do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu.

Continue Lendo