Nos acompanhe

Paraíba

Romero prestigia inauguração do Centro de Dessalinização e quer Campina avançando em projetos

Publicado

em

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, prestigiou na tarde do último sábado, 13, a inauguração do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O ato inaugural foi presidido pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos César Pontes. O CTTD, que representa um investimento de R$ 250 mil, destina-se a testar e até mesmo certificar tecnologias ou equipamentos empregadas por empresas que trabalham na área de dessalinização.

De acordo com o ministro, este projeto vai passar por um processo permanente de evolução e de implantação de uma estrutura ainda muito maior. “Esta unidade deverá ser transformada em centro de tecnologia de águas, contando, por exemplo, com incubadoras de empresas que queiram desenvolver novas tecnologias, além de outros projetos voltados a dar segurança hídrica e a melhorar a qualidade de vida em regiões como o semiárido”, afirmou Marcos Pontes.

O ministro Marcos Pontes agradeceu a acolhida que recebeu em Campina Grande, além de destacar o seu compromisso em apoiar todas as iniciativas possíveis para o desenvolvimento regional, sobretudo em áreas como a segurança hídrica. Voltou a elogiar a política de união e de parcerias entre as instituições locais do campo científico, pois considera que só desta forma poderá ser desenvolvido o potencial e impulsionado o progresso da região.

Despoluição de águas – Por sua vez, o prefeito Romero Rodrigues avaliou positivamente a presença do ministro Marcos Pontes em Campina Grande, num dia em que a cidade ganha o CTTD e amplia o seu leque de instituições de base científica e tecnológica. Ele, contudo, revelou que luta para o desenvolvimento de outros projetos em favor da melhoria da qualidade de vida da população. Neste contexto, quer trabalhar no sentido da cidade ser um referencial de testes para dessalinização, mas também de despoluição de águas.

“Quem sabe neste contexto de testes, não possamos, entre outros benefícios, vislumbrar a execução também de projetos e iniciativas de base tecnológica para despoluir, por exemplo, o nosso Açude Velho. Para tanto, faremos a assinatura de um termo de cooperação técnica junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Por isso, em breve estaremos indo a Brasília para avançar nestes estudos e parcerias, além de buscar muitas outras possibilidades, mas tendo como primeiro referencial para um ‘ensaio’ neste projeto de despoluição o nosso tradicional Açude Velho”, afirmou.

Outras presenças – Além do prefeito e do ministro, a solenidade de inauguração contou com dezenas de outras autoridades, entre elas os senadores Daniela Ribeiro e José Maranhão; secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Lucas Ribeiro; presidente do INSA, Salomão Medeiros; reitor da UFCG, Vicemário Simões; professores Elias Pereira de Medeiros e Kepler França (pela gerência e coordenação do CTTD); deputado federal Julian Lemos, deputado estadual Moacir Rodrigues, e parlamentares federais de outros estados; vereadores, secretários municipais e pesquisadores.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo discute Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste

Publicado

em

O governador João Azevêdo recebeu, nesta segunda-feira (22), na Granja Santana, em João Pessoa, o superintendente da Sudene, Mário de Paula Guimarães Gordilho. O encontro teve o objetivo de discutir a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Participaram da reunião o secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza; o secretário executivo da Receita, Bruno Frade; o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro; além do geógrafo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Robson Brandão.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual apresentou as propostas que o Governo da Paraíba entende como fundamentais para o desenvolvimento da Região. “Existem alguns eixos que são importantes para nós, a exemplo da priorização da posição dos Estados na definição dos investimentos do Banco do Nordeste e a implantação de uma malha ferroviária interligando todas as Capitais e parte da Região, passando por João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, Aracaju e Salvador que seria de uma urgência muito grande para que a gente possa ter transportes de cargas e de passageiros porque possibilitaria, por meio de Pernambuco, a interligação com a Transnordestina; esses são investimentos que entendemos ser importantes e que precisamos discutir e colocar nesse Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste”, pontuou.

O gestor também ressaltou a importância de fortalecer órgãos envolvidos com o crescimento do Nordeste. “Essa reunião de hoje teve a intenção de fortalecer esse Plano, o Conselho Deliberativo da Sudene e a própria Sudene, por meio de uma maior participação dos governadores do Nordeste nessas reuniões, definindo as prioridades e investimentos por parte do Banco do Nordeste”, avaliou.

O superintendente da Sudene, Mário de Paula Guimarães Gordilho, disse que o encontro teve a finalidade de conhecer as principais demandas da Paraíba. “O grande fator do nosso levantamento são as grandes carências de recursos hídricos dos Estados; além das questões relacionadas à educação e à saúde. Esses dados irão para o Plano de Desenvolvimento que será levado para a presidência da República que encaixará esse planejamento que a Sudene está fazendo no Plano Plurianual do Governo Federal; em seguida, este Plano irá ser votado no Congresso Nacional”, explicou.

Ele também informou que o resumo final do Plano de Desenvolvimento do Nordeste será apresentado aos governadores e às bancadas federais de todos os Estados da Região durante uma reunião que ocorrerá no dia 24 de maio, em Recife.

Continue Lendo

Paraíba

Também pode sair: Ainda na defesa de Livânia, Sheyner Asfora se reúne com ex-secretária nesta terça

Publicado

em

Alegando questões de foro íntimo, o advogado Solon Benevides se afastou da defesa da ex-secretária de estado, Livânia Farias, alvo da Operação Calvário, do Ministério Público Estadual. Solon esteve na tarde de hoje (22) na 6º Companhia de Polícia Militar, em Cabedelo, onde oficializou à cliente o afastamento do caso.

Outro advogado de Livânia Farias, Sheyner Asfora, confirmou que ainda se manterá na defesa da cliente e que irá conversar com a ex-gestora nesta terça-feira (23).

Apesar de confirmar a reunião, não revelou o teor da conversa, o que leva a acreditar que também deve deixar o caso.

Continue Lendo

Paraíba

“CPI do Feminicídio deve unir oposição e situação na Assembleia”, acredita deputado

Publicado

em

O tom é mais ameno, contudo, o deputado estadual Felipe Leitão (DEM) comunga, em parte, com os argumentos da sua colega Cida Ramos (PSB), quando expõe que a CPI do Feminicídio vai além de convicções políticas e partidárias, e que o tema vai unir oposição e situação em defesa da mulher.

Ele cita o artigo 5º da Constituição Federal, que discorre: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Leitão também observa com certa restrição a posse de arma, por entender que se trata de um ponto muito polêmico e que deve ser discutido à exaustão em qualquer esfera dos poderes constituídos. Para ele, tolher o cidadão de bem, legalmente capaz de ter em sua residência uma arma de fogo, é algo delicado.

“Por outro lado, é evidente que uma arma de fogo, sendo portada por alguém que não tem capacidade psicológica e técnica para manuseá-la, foge completamente de qualquer discussão. Essa pessoa não pode ter algo desse tipo em suas mãos. É preciso ir à exaustão nesta discussão em todas as esferas de poder”, analisou.

Continue Lendo