Nos acompanhe

Paraíba

ALPB prioriza inclusão social, transparência e sessões itinerantes para dialogar com os paraibanos

Publicado

em

Promover a inclusão cidadã dos paraibanos, realizar sessões itinerantes em todo o Estado e dar transparência total às despesas da Casa de Epitácio Pessoa. Esta é a nova cara da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que sob o comando do presidente Adriano Galdino já lançou um Plano de Gestão apontando as diretrizes que nortearão o Poder Legislativo nos próximos quatro anos.

As propostas e compromissos de evolução estratégica e cidadã da ALPB foi elaborada levando em conta os novos tempos com zelo às conquistas sociais. “A transparência e a inclusão cidadã mais a gestão de resultados proativos em favor dos parlamentares e da sociedade se traduz em compromissos de primeira ordem da nova Gestão”, diz o documento.

Dentre as propostas apresentadas pelo presidente Adriano Galdino ainda estão a sintonia entre os Três Poderes, a criação do Serviço de Acesso Popular Permanente dentro do portal da ALPB e realizar convênios com universidades para potencializar a criação de startups e descoberta de novos talentos.

“Uma Paraíba mais justa para todos só se faz com oportunidades. E vamos também buscar no diálogo com a população ouvir demandas que nos auxiliem a produzir leis que incentivem o bem-estar da população e o empreendedorismo”, resumiu o parlamentar.

Confira abaixo as 10 medidas;

1) A nova gestão se compromete a adotar a transparência absoluta para apresentar amplamente suas contas de forma permanente, inclusive em midia convencional / mensal, para
acesso dos cidadãos e cidadãs.

2) Instalação do Serviço “ACESSO POPULAR PERMANENTE” – espaço no Site da ALPB e no setor de ONDUSMAN da ALPB, onde qualquer pessoa poderá apresentar suas sugestões,
queixas e aplausos; todos receberão comunicados sobre o andamento.

3) LEGISLATIVO PARA TODOS
Durante o ano, a Mesa Diretora se compromete a produzir Sessões Itinerantes em todas as regiões do Estado para captar e encaminhar proposituras populares.

4) O POVO TEM VEZ
Produção de programa de TV e redes sociais com pessoas das diversas cidades abordando e questionando assuntos da Assembléia Legislativa com resposta de deputados e
deputadas.

5) PRESIDENTE ACESSÍVEL
Nossa gestão vai reservar espaço permanente o presidente da ALPB destinar uma Agenda exclusiva para ouvir populares na sede central em João Pessoa ou nas sessões itinerantes.

6) PARLAMENTAR PRESTA CONTA
Regularmente, na TV e na Base de Internet, os deputados e deputadas vão expor o que andam produzindo no seu mandato.

7) EM SINTONIA COM PODERES
Como compromisso expansivo a Gestão consolidará reuniões permanentes com demais Poderes para definição de pautas comuns.

8) NOSSO CANAL
Implementar a estrutura de expansão do sinal para acesso à TV Assembleia Legislativa em todas as regiões do Estado. Vamos viabilizar a FM ASSEMBLEIA PB.

9) INTELIGÊNCIA COM NOSSOS GÊNIOS
A nova gestão vai promover Convênios com Instituições de Ensino Superior para atrair nossas novas inteligências produzindo startups e aplicativos visando aproximar a sociedade da Assembleia.

10) ESTUDOS ATUALIZADOS DO NOVO TEMPO
A Assembleia Legislativa desenvolver programas e eventos visando identificar soluções aos problemas da Paraíba e encaminhar aos órgãos competentes.

Continue Lendo

Paraíba

Operação Calvário: Ao GAECO, Livânia Farias teria entregue esquema envolvendo duas parlamentares

Publicado

em

Fontes ligadas ao RádioBlog informam que em depoimento ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), a ex-secretária Livânia Farias teria entregue esquema envolvendo ao menos duas parlamentares estaduais. Livânia Farias se encontra presa no destacamento policial em Cabedelo, desde 16 de março.

Leia também:

Estranho! Presidente da Cruz Vermelha foi chefe de gabinete da deputada Estela Bezerra

Sala alugada por Cida Ramos está entre endereços investigados

Das parlamentes que teriam sido entregues por Livânia ao Gaeco, uma há vários dias já não comparece às sessões na Assembleia Legislativa, tendo a ausência sido notada e comentada nos corredores da Casa. Outra, não deixou plenário, mas faz ameaças de processo contra quem ousar associar seu nome à operação que revelou o maior esquema de corrupção já visto no Estado da Paraíba.

Ainda segundo informações da fonte, o “Big Boss” do esquema criminoso na Paraíba também teria sido entregue pela ex-aliada. “O sonho de gestor municipal poderá ser permutado por líder de cela”, disse a fonte.

Presa há quase 40 dias, Livânia Farias teria iniciado o processo de colaboração com as investigações e pode ganhar liberdade monitorada nos próximos dias.

Continue Lendo

Paraíba

Calvário: “É muito bom ver nossa justiça funcionando, mostra que ninguém está acima da lei”

Publicado

em

Procurada pelo RádioBlog para comentar os desdobramentos da Operação Calvário e a prisão da ex-secretária Livânia Farias, que na última semana completou 30 dias atrás das grades, a deputada estadual Camila Toscano (PSBD) disse que “é muito bom ver a nossa justiça funcionando, o que mostra que ninguém está acima da lei, que ninguém é melhor do que ninguém”.

Segundo a deputada, a lei está sendo cumprida. “Aqui na Assembleia nós continuamos o trabalho, a oposição e a situação trabalhando em prol da Paraíba, mas é inevitável que um, ou outro, toque nessa questão da Calvário”, disse. “Não estou aqui comemorando a prisão de ninguém, mas estou comemorando a justiça funcionando”, completou.

Camila Toscano disse ainda esperar que a Operação Calvário continue e que possa desvendar todo o esquema de corrupção montado na Paraíba.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Assembleia realiza sessão especial para discutir PCCR de professores da rede estadual

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta segunda-feira (22), sessão especial para discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos professores da rede estadual de ensino. A propositura foi apresentada pelo deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) após reunião com a diretoria da Associação dos Professores de Licenciatura Plena da Paraíba (APLP).

A sessão especial acontecerá a partir das 13h30, no plenário José Mariz, e contará com a participação de professores e profissionais em educação de todo o estado.

Eduardo lamentou o tratamento dispensado pelo Governo do Estado aos professores e criticou os baixos salários pagos ao magistério estadual. Segundo ele, é inadmissível que uma classe tão importante para a formação do ser humano seja desvalorizada dessa forma. “Estamos sensíveis ao pleito dos professores e cobrando uma solução dessa situação rápida ao Governo do Estado, que vem mal tratando não só os educadores, mas outras classes de servidores também”, destacou.

Atualmente, um professor polivalente, nível I, tem um vencimento em torno de R$ 1,9 mil. Já um docente com doutorado, nível I, recebe algo em torno de R$ 2,8 mil, valores bem abaixo dos pagos em outros estados brasileiros.

Continue Lendo