Nos acompanhe

Paraíba

Emendas à LDO garantem recursos para o Hospital do Sertão e a duplicação da BR 104

Publicado

em

Hospital Regional do Sertão Paraibano, duplicação de 74 quilômetros da BR 104 até a divisa com Pernambuco e duplicação de 47 km da BR104 até a divisa com o Rio Grande do Norte. Estas são as três emendas que o senador Cássio Cunha Lima apresentou ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias  (LDO) do ano que vem. Na prática, a aprovação das emendas garante a alocação de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA), de 2019, para a realização das obras.

Hospital Regional do Sertão – “É uma antiga reivindicação da população do sertão paraibano, que precisa de atendimento médico especializado, para que mais pessoas tenham acesso a atendimento de saúde de qualidade. A Construção desse Complexo Médico Hospitalar do Sertão Paraibano deverá ser na cidade de Patos, que atualmente atende 75 municípios, ou seja, em torno de 34% dos municípios da Paraíba referenciam-se em Patos, e cerca de 500 mil pessoas serão beneficiadas com a medida” – justifica Cássio.

Duplicação BR 104 até PE – “Atualmente, a importância regional da BR-104 é tamanha que está colocada como prioritária para o desenvolvimento econômico do estado da Paraíba, considerando que se constitui em eixo viário alternativo de escoamento dos produtos fabricados no Distrito Industrial de Campina Grande, localizado na zona sul do município, que concentra empresas do setor têxtil, de calçados, de produtos hospitalares, moveleira e de mineração” – explica o senador na apresentação da emenda.

Duplicação da BR 104 até RN – “Esta emenda busca garantir a adequação de capacidade com a duplicação da BR-104, num trecho de 30,9 quilômetros, compreendido entre Remígio e Campina Grande, beneficiando ainda os municípios de Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça e Lagoa Seca.  Como a BR-104 é também um eixo importante de ligação e escoamento de produção do interior do estado da Paraíba bem como de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande Norte, a duplicação da rodovia vai absorver parte do tráfego da BR-101 e facilitar o escoamento da produção do Estado, além de ser um importante corredor no interior” – defende Cássio.

LDO – A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Precisa ser votada até o dia 17 de julho.  As mudanças que ocorrem ano a ano exigem que o planejamento plurianual seja ajustado. Os governantes propõem as regras, que são aprovadas pelos parlamentares. É a única lei que impede o recesso do Congresso.

Como funciona – O Orçamento da União sintetiza a definição das prioridades de gastos do governo e das formas como os recursos necessários para custear essas prioridades serão arrecadados por meio de tributos. Por isso, o tema interessa a toda a sociedade e cada cidadão tem o direito de acompanhar e fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos. É possível entender as etapas e a importância do orçamento público nesta animação produzida pela Agência Senado.

Continue Lendo

Paraíba

Ricardo convoca militância para conquistar indecisos nesta reta final de campanha

Publicado

em

O governador Ricardo Coutinho (PSB) convocou a militância para ocupar as ruas com o objetivo de conquistar os indecisos e eleger a chapa completa – João Azevêdo para o Governo do Estado e Veneziano Vital do Rêgo e Luiz Couto para o Senado – nas eleições do próximo dia 7 de outubro. Ricardo e Couto participaram, na noite desta quinta-feira (20), de uma grande plenária com os movimentos sociais no auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) no Centro de João Pessoa.

“Faltam 16 dias para o dia da votação e ainda existem muitas pessoas que não decidiram o seu voto, principalmente para o Senado. Então vamos levar a todos os espaços a mensagem do trabalho, da decência e da boa política. E colocar os que não têm projeto e discurso para fazer outra coisa na vida”, destacou Ricardo.

O socialista acrescentou que acredita que a alegria da militância vai contaminar mais pessoas para a retomada de um caminho com a ida de Fernando Haddad para o segundo turno e, consequentemente, sua vitória na disputa presidencial. “É hora de ir de casa em casa e pedir voto para que a Paraíba continue avançando e o Brasil retome o seu caminho do desenvolvimento. A candidatura de João Azevêdo está num foguete e quem se agarrar nela vai simbora” completou.

Já Luiz Couto destacou que a Paraíba terá a chance de ter o primeiro senador de esquerda e identificado com os movimentos sociais de sua história. “É uma responsabilidade muito grande, mas aprendi com o meu pai e minha mãe de que se você acredita em algo, enfrente, e não desista, lute para que cada vez mais pessoas ajudem a construir a mensagem do amor, da justiça e da paz”, declarou.

De acordo com o petista, sua primeira missão será derrubar todas as medidas que retiraram direitos dos trabalhadores e lutar por mudanças no sistema político que está corrompido. “Vamos lutar contra o genocídio que estão sendo vítimas milhares de jovens negros e mulheres que moram nas periferias e dar uma educação de qualidade que os liberte e traga a esperança de volta”, destacou Luiz Couto. Ele também alertou a militância para não baixar a guarda e trabalhar nestes últimos 16 dias para eleger João governador e Haddad presidente.

Durante a plenária, o candidato ao Senado Luiz Couto e o governador receberam documentos com propostas dos segmentos das mulheres, negritude, cultura e LGBT com objetivo de fortalecer as candidaturas majoritárias. Os suplentes de Senador de Luiz Couto, Edvaldo Rosas e Alexandre Santiago, dirigentes do PT e representantes dos diversos segmentos do campo e da cidade também participaram da plenária.

Caravana do Trabalho no Bessa

O presidente de honra do PSB, governador Ricardo Coutinho, e o candidato a senador Luiz Couto (PT), comandaram a Caravana do Trabalho no bairro Bessa, em João Pessoa, na noite desta quinta-feira (20). Uma multidão se aglutinou durante o trajeto, que percorreu as comunidades São Luiz, São Lucas e São Mateus, em apoio a continuidade da construção do futuro da nova Paraíba. Também participaram os candidatos a deputado estadual Jeová Campos (PSB) e Estela Bezerra (PSB).

Continue Lendo

Paraíba

Romero lamenta morte do presidente da Câmara de Sapé

Publicado

em

O prefeito Romero Rodrigues lamentou profundamente, na manhã desta sexta-feira 21, a morte prematura do presidente da Câmara de Vereadores de Sapé, Johni Mickeul Rocha (PSDB), de 38 anos. Ele faleceu nesta madrugada, após grave acidente no KM-46 da BR-230, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. De acordo com Romero, principalmente nos últimos anos, sua amizade com Jonh tinha se consolidado, reconhecendo no ex-vereador uma das lideranças jovens com grande potencial de crescimento na vida pública da Paraíba e do Brasil.

Romero encaminhou à família de Johni Mickeul, principalmente à esposa e filho, suas profundas condolências e assegurou que. em sua breve vida pública. o ex-presidente da Câmara de Sapé construiu uma história de vitórias e conquistas que foram bem além da carreira política. “Com seu estilo jovial, otimista e de profundo amor pela família, Jonhi foi um jovem digno de admiração. Deixa muitas saudades”, destacou o prefeito campinense.

Johni Mickeul Bahia da Rocha era corretor de imóveis e empresário, exerceu as funções públicas de secretário executivo de Administração e Promoção Social no município de Sapé (2008/2012). Atualmente era membro do Diretório Municipal do PSDB no município, vereador e presidente da Câmara Municipal de Sapé (Casa Augusto dos Anjos).

Continue Lendo

Paraíba

Camila Toscano inaugura de comitê em Guarabira e recebe apoio da população

Publicado

em

A deputada estadual e candidata à reeleição, Camila Toscano (PSDB), inaugurou na noite da quinta-feira (20) o comitê da campanha em Guarabira ao lado do prefeito Zenóbio Toscano, da ex-deputada Léa Toscano e do deputado federal e candidato à reeleição, Pedro Cunha Lima (PSDB). Na ocasião, a deputada recebeu o apoio de milhares de pessoas ao seu projeto de retornar a Assembleia Legislativa para mais um mandato.

“É muito gratificante ver que temos o apoio e, principalmente, o reconhecimento da nossa gente no trabalho desenvolvido nesse mandato. A responsabilidade só aumenta quando vemos demonstrações como esta de carinho”, afirmou Camila que também pediu o apoio dos guarabirenses para o deputado Pedro Cunha Lima.

O prefeito Zenóbio Toscano destacou a atuação de Camila e de Pedro e reforçou o pedido de apoio para as duas candidaturas. “São dois trabalhadores que deram muito duro para ajudar nossa Guarabira e também as cidades da região. É importante contarmos com Camila novamente na Assembleia e com Pedro na Câmara dos Deputados”, afirmou.

O deputado Pedro Cunha Lima agradeceu o apoio recebido na cidade e reafirmou seu compromisso com o Brejo e com Guarabira. “Temos muito a fazer ainda em Brasília para mudar a realidade do nosso País. Agradeço o apoio de todos e garanto que continuarei trabalhando para que nossa Paraíba tenha um futuro mais próspero, com mais oportunidades para todos”, disse.

Durante discurso, a deputada Camila lamentou a postura do atual Governo para com Guarabira e a região do Brejo. “Esse é um Governo que esquece as pessoas. A população do Brejo não aguenta mais tanta perseguição e é por isso que temos que mudar, que dar um basta”, destacou.

Continue Lendo