Nos acompanhe

Paraíba

Secretária de Estado da Saúde presta contas das ações na Assembleia Legislativa

Publicado

em

A secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, fez uma prestação de contas das ações na área no primeiro quadrimestre de 2018, no final da manhã desta terça-feira (12), durante audiência pública da Assembleia Legislativa, atendendo convocação da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional. A sessão contou com as presenças dos deputados estaduais Estela Bezerra, Hervázio Bezerra, Renato Gadelha; da secretária executiva da Saúde, Maura Sobreira, gerentes executivos, operacionais e diretores de unidades de saúde do estado.

Claudia Veras destacou a conclusão do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires como o grande feito do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, nos primeiros quatro meses do ano de 2018. “Com o Metropolitano, os paraibanos passaram a ter atendimento nas áreas que mais havia necessidade: a cardíaca e neurológica, pois enfarto e AVC são as duas maiores causas de morte”, ressaltou.

A secretária ainda mostrou os números enfatizando que o principal gargalo da saúde é o subfinanciamento. De janeiro a maio de 2018, os recursos repassados pelo Ministério da Saúde para os procedimentos de média e alta complexidade foram R$ 100 milhões para o estado e R$ 664 milhões para os municípios. “A maior verba vai para os municípios, mas o estado é responsável pelas maiores unidades de saúde”, observou.

Durante a prestação de contas, Veras disse ainda que a Paraíba é um estado pobre com muitas necessidades em várias áreas, lembrando também que outro grande problema é a judicialização. “É um dos principais desafios da Saúde. A judicialiazação é muito perversa, pois não deixa que consigamos cumprir uma programação”, afirmou.

O deputado Hervázio Bezerra sugeriu que seria muito proveitoso para toda a sociedade que houvesse uma conscientização da Justiça no sentido de saber o que é de responsabilidade do estado e dos municípios.

O deputado Renato Gadelha, que presidiu a audiência, agradeceu a presença da secretária e elogiou a prestação de contas que, segundo ele, esclareceu o bom trabalho que a SES vem realizando, apesar das dificuldades financeiras. “Temos que achar uma nova fonte de recursos”, sugeriu.

Ao final da audiência, a deputada Estela Bezerra ressaltou a qualidade técnica da equipe da SES, que trabalha norteada pela defesa do SUS e da saúde coletiva e preventiva.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado Doutor Érico vai presidir a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

Publicado

em

Eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, o médico Érico Djan (PPS), o Dr. Érico, foi escolhido nesta terça-feira (20) para presidir a Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da casa.

“Recebo com muita honra e responsabilidade a presidência de uma comissão tão importante, mas me sinto completamente à vontade na condição de médico, clínico e cirurgião-geral que atende o povo do Sertão já há mais de 20 anos”, comentou o deputado estadual.

Mais cedo, na sessão ordinária que definiu os deputados que irão presidir as dez comissões permanentes da Casa de Epitácio Pessoa, Dr. Érico fez seu primeiro pronunciamento na tribuna da ALPB e sustentou as bandeiras que irão pautar seu mandato.

Em seu discurso, Dr. Érico falou que fará um mandato transparente e de constante interlocução com a população e afirmou que irá trabalhar para que a saúde seja “realmente plena, universal e acessível”.

A necessidade de cirurgias eletivas que atenda Patos e cidades circunvizinhas e a implementação de uma Central Estadual de Regulação de leitos estão na pauta do deputado, que agradeceu o empenho do Governo em instalar o Hospital do Bem naquela região e disse estar alinhado com o governador João Azevêdo na resolução das demandas da região. Dr. Érico também falou da necessidade de saneamento sanitário em Patos, já que apenas 7% do município possui uma rede de esgoto satisfatória.

Outra bandeira levantada pelo deputado é a educação, com foco em investimentos e ampliação do ensino fundamental no Sertão do Estado, aliado à geração de emprego e renda. “Temos que resgatar nossos gangorreiros, a produção do pólo do couro, do sapato, investimentos no Distrito Mecânico de Patos e incentivar o turismo”, elencou, para arrematar: “Para tudo isso acontecer, é necessário que chegue água no nosso Sertão, portanto recursos hídricos também são parte da nossa luta”.

Quem é Dr. Érico

Cirurgião-geral, especializado em endoscopia e colonoscopia, Dr. Érico coleciona, até aqui, uma trajetória vitoriosa, baseada em muita luta, estudo e dedicação. Nascido em Caruaru (PE), filho de um advogado da cidade e de uma professora, ele migrou para Recife (PE) ainda jovem, a fim de se formar em medicina.

Lá, entre as aulas na Universidade Estadual de Pernambuco, o caruaruense conheceu a futura esposa, Germana Wanderley Alencar, paraibana com raízes em Patos. Casaram e, em 2002, escolheram a Morada do Sol para chamar de lar, onde criam os dois filhos do casal, Camila e Miguel.

Votado em mais de 120 municípios paraibanos, Érico Djan angariou a simpatia de 20.327 eleitores, que deram um voto de confiança ao estreante na política. Afinal, esta foi a primeira disputa eleitoral do médico, que é funcionário efetivo do Estado e já chegou a dirigir o Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos.

Dr. Érico conta que chega à Casa de Epitácio Pessoa com disposição para lutar pelo desenvolvimento da Paraíba, como um todo, mas enfatiza que dará uma atenção especial à região polarizada por Patos. “Faremos um mandato voltado à Paraíba, com muita transparência e diálogo com a população, e asseguro que irei honrar cada um dos 20.327 votos que me fizeram chegar à Assembleia Legislativa, trabalhando em especial para o desenvolvimento de Patos e dos municípios daquela região”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Vídeo: Movimento realiza “buzinaço” em João Pessoa contra “saque aos cofres públicos” na Paraíba

Publicado

em

Com a palavra de ordem “queremos a prisão do chefe”, membros do movimento “Renovação Patriótica Paraíba”, realizaram ato na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital, para chamar a atenção das autoridade para a roubalheira no meio político e “saques aos cofres públicos” na Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Com CPI da Cruz Vermelha “barrada”, oposição vai direto ao MPPB para firmar parceira institucional

Publicado

em

O Deputado estadual, Raniery Paulino líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba e os deputados da oposição, visitaram na tarde desta terça-feira (19), o Ministério Público da Paraíba, onde foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. A visita ocorreu no gabinete do PGJ, na sede do Ministério Público, na capital.

Na reunião participaram, além do deputado Raniery Paulino (MDB), o deputado Gilberto Silva (PSL), Camila Toscano (PSDB), Walber Virgolino (Patriota), Paula Francinete (PP), Eduardo Carneiro (PRTB), Galego Souza (PP) e Tovar Correia Lima (PSDB).

Durante a reunião os deputados reforçaram a parceria entre o poder legislativo e o Ministério Público, e destacaram a credibilidade do MP perante a sociedade. O Líder da oposição, Raniery Paulino avaliou a visita cortesia como uma importante oportunidade de reafirmar a parceria institucional.

” Uma tarde importante para nós paraibanos. A reunião com membros da MP foi proveitosa e discutimos vários temas, como o da Operação Calvário que tem tido grande repercussão na Paraíba e colocamos a bancada de oposição a disposição do MP reafirmando uma importante parceria institucional “, disse Raniery.

Na oportunidade, o procurador-geral destacou a parceria institucional com a Assembleia Legislativa e colocou o MP à disposição dos deputados. “O Ministério Público está de portas abertas para o que for necessário, para estreitar a parceria”, disse.

Na reunião, participaram importante membros do MP, o 1º subprocurador-geral, Alcides Jansen; o 2º subprocurador-geral Alvaro Gadelha; o secretário-geral do MPPB, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e os promotores de Justiça Amadeus Lopes e Bergson Formiga.

Continue Lendo