Nos acompanhe

Paraíba

Chuva no Cariri provoca cheia em rios Paraíba e Taperoá

Publicado

em

Os rios Paraíba e Taperoá que cortam o Cariri paraibano aumentaram o nível de água neste domingo (15) depois da chuva registrada na região durante o período da noite do sábado (14) até esta madrugada. A cheia nos dois afluentes foi registrada em imagens por moradores da região onde os rios têm passagem, destaca reportagem do Jornal da Paraíba.

No trecho do Rio Paraíba entre os municípios de Caraúbas e São Domingos do Cariri, a cheia foi registrada pelo especialista em recursos hídricos, Isnaldo Costa. “É muita água descendo no rio Paraíba. É realmente uma felicidade registrar esse momento, especialmente, porque o açude Boqueirão deve aumentar o seu volume hídrico nas próximas horas”, comentou.

O rio Paraíba nasce na serra da Jabitacá no município de Monteiro. Até o açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, que abastece Campina Grande e outros 18 municípios da região as águas do afluente percorrem cerca de 140 quilômetros de extensão passando por vários municípios.

Em Taperoá, o morador Toinho Patativa gravou um vídeo da sangria do açude Manoel Marcionilo no município. O manancial havia sangrado pela primeira vez este ano na segunda-feira (9) e voltou a transbordar com mais força neste domingo. A sangria do açude deságua no Rio Taperoá que também aumentou o nível de água.

O açude Manoel Marcionilo acumula atualmente o volume de 15.149.318 de metros cúbicos de água, 100% de sua capacidade máxima, segundo os dados de monitoramento hídrico da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O manancial registrava em janeiro deste ano pouco mais de  7 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a quase 50% de sua capacidade hídrica total.

De acordo com a secretaria de Agricultura de Taperoá choveu nas 24 últimas horas o total de 99,7 milímetros no município. O rio Taperoá nasce no município de Teixeira, na região do Sertão, e deságua no rio Paraíba. O encontro das águas dos dois afluentes acontece em uma área conhecida como forquilha, entre os municípios de Cabaceiras e Boqueirão.

O balanço total das chuvas na Paraíba durante o fim de semana, incluindo o volume hídrico atualizado dos açudes, será divulgado nesta segunda-feira (16)  pela Aesa.

Previsão

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgada neste domingo, as condições meteorológicas para o registro de novas precipitações pluviométricas permanecem favoráveis  no estado com “chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, podendo acompanhar descargas elétricas e rajadas de vento em áreas isoladas do Litoral, Mata, Brejo e Agreste, no período das 08h do dia 15/04/2018 às 08h do dia 16/04/2018”.

Continue Lendo

Paraíba

PV reúne mais de 2 mil pessoas, empossa Diretório Estadual e reforça nome de Lucélio

Publicado

em

Mais de duas mil pessoas participaram, neste sábado (21), da posse do Diretório Estadual do Partido Verde (PV), que agora passa a ser presidido pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. A solenidade reuniu os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB), presidente em exercício do Senado Federal, e Raimundo Lira (PSD). Com representações de todas as regiões do estado, e com a presença do presidente nacional da sigla, José Luiz Penna, o ato partidário também reforçou a pré-candidatura de Lucélio Cartaxo para o Governo do Estado.
“A mudança política no Brasil começa na Paraíba”, disse Penna, depois de anunciar a defesa do partido à pré-candidatura de Lucélio Cartaxo. Empossado como presidente estadual da sigla, o prefeito Luciano Cartaxo disse que “a capital mais verde do país agora tem a maior militância verde Brasil”, destacando que “é possível fazer um novo modelo de gestão”, capaz de unir “trabalho, resultado e cuidado com as pessoas”.
O pré-candidato do PV, Lucélio Cartaxo, comentou que a política também deve ser o “espaço da esperança e das novas conquistas”. Com o nome exaltado por uma frente de lideranças políticas, e também pela militância verde, Cartaxo mencionou que esse era mais um grande passo nessa caminhada. “Agora, vamos seguir com o diálogo com a população e com os partidos, fazendo um plano de governo em sintonia com os interesses reais dos paraibanos”, disse.
O diretório estadual do PV empossou 80 representantes, além de 16 membros da executiva da sigla. Durante o evento, o presidente interino do Senado, Cássio Cunha Lima, indicou que a Paraíba precisa viver um momento novo, com as parcerias que precisam chegar a todos os municípios do estado. “Há vários municípios que são absolutamente discriminados, que estão riscados do mapa”, comentou. Raimundo Lira disse: “ao lado de Lucélio, vamos ganhar a eleição”, falou.
*Mais apoios* – A posse do diretório do PV for prestigiada por representantes políticos de várias regiões do estado. Entre os presentes, estavam os prefeitos Dinaldinho Wanderley e o ex-prefeito Dinaldo Wanderley, de Patos, o prefeito Zenóbio Toscano, de Guarabira, a deputada estadual Camila Toscano, o deputado Tovar Correia Lima, além dos deputados federais Rômulo Gouveia e Pedro Cunha Lima. Vereadores e dezenas de prefeitos de outros municípios paraibanos também estiveram presentes no evento.
Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Apoio a Lucélio tem como perspectiva lançar um olhar para o futuro”, diz Cássio

Publicado

em

O senador paraibano e presidente interino do Senado Federal, Cássio Cunha Lima (PSDB), prestigiou neste sábado (21) evento de filiação do Partido Verde, em João Pessoa, oportunidade em que declarou ao RádioBlog que o PSDB

“Assim como outros partidos, a exemplo do PSD, o PSDB já havia anunciado apoio à candidatura de Lucélio, dentro de uma perspectiva de lançar um olhar para o futuro, para o amanhã”, disse. “O que se pretende é levar para todo o estado o modelo de gestão bem sucedido Luciano Cartaxo vem fazendo em João Pessoa, acho que aquilo que vem dando certo terá prosseguimento, é natural quer assim as coisas aconteçam, sobretudo as obras, até por que essas que estão andamento são praticamente todas elas financiadas com recursos do Governo Federal, como aconteceu inclusive com as obras que eu deixei quando governador, e que o atual governador Ricardo Coutinho (PSB) prosseguiu”, completou.

Ainda durante entrevista, Cássio defendeu que é preciso propor mudanças à população. “Não é possível continuar com a Segurança Púbica da forma como está, o governo de Ricardo se conclui, está perto de seu fim, ele falhou, falhou muito no quesito de segurança pública, temos que fazer uma política para saúde, é preciso rever essa política de arroxo fiscal, não é mais suportável aumentar impostos na Paraíba, esses aumentos constantes de impostos geraram muito desemprego, sacrificam o comércio, desestimula quem produz, quem faz a economia do estado funcionar”, completou.

Confira o áudio

Continue Lendo

Paraíba

“Lucélio é o nome forte que vem para unir as oposições”, atesta Camila Toscano

Publicado

em

Presente neste sábado (21) no evento de filiação do Partido Verde, em João Pessoa, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB), declarou ao RádioBlog que Lucélio Cartaxo (PV) é nome forte que vem para unir as oposições nas próximas eleições na Paraíba. “É o que nós queríamos desde o começo, o PSDB se acosta a esse pensamento de união da oposição e Lucélio vem como um nome novo, que vem para mudar a Paraíba, a forma de governar, agir e sobretudo da união de todas as oposições”, disse.

Questionada sobre a agenda e popularidade de Lucélio Cartaxo na região de Guarabira, Camila Toscano disse que o pré-candidato da oposição em breve estará na região.

Confira o áudio:

Continue Lendo