Nos acompanhe

Paraíba

PMJP abre II Semana Municipal da Transparência e debates começam com palestra

Publicado

em

Começou nesta terça-feira (13) a II Semana Municipal da Transparência Pública e combate à Corrupção, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e Secretaria Municipal da Transparência (Setransp). Até a próxima sexta-feira (16) representantes de várias instituições vão proferir palestras e debates a respeito da temática abordada no evento.

A abertura da II Semana Municipal da Transparência aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, e contou com a presença do vice-prefeito da Capital, Manoel Junior; superintendente da Controladoria-Geral da União na Paraíba (CGU), Gabriel Wright; controlador-geral da PMJP, Severino Queiroz; procurador-geral do Município, Adelmar Régis; além do secretário da Transparência Municipal, Ubiratan Pereira; ouvidor-geral do Município, Benilton Lucena, e demais secretários da gestão.

“O dever que nós temos em cuidar das coisas dos outros tem que ser bem mais intenso do que aquilo que fazemos para nós mesmos. Temos a responsabilidade de prestar contas à sociedade. Então, essa semana de atividades precisa ser disseminada não só para os nossos colegas de trabalho, servidores, mas também para as escolas e a população de maneira geral. É um exercício de cidadania para que João Pessoa continue sendo uma das cidades mais transparentes do País, como atestam os órgãos”, destacou Manoel Junior.

Por sua vez, o controlador-geral do Município, Severino Queiroz, frisou a importância da realização deste evento para a partilha de experiências, a partir das ferramentas de transparência adotadas pela PMJP, e frisou a diversidade de atividades que acontecerão durante a semana, que inclui ainda ações para crianças e jovens.

“João Pessoa sai mais uma vez na frente nesse aspecto de disseminar cada vez mais essas ações de transparência e nesse evento pretendemos reunir não só os servidores, mas estudantes, jovens, representantes dos controles internos dos municípios. Teremos ainda outros eventos importantes como atividades para o público infanto-juvenil, ouvidoria”, reforçou Queiroz.

Combate à corrupção – A palestra do primeiro dia da II Semana Municipal da Transparência foi ministrada pelo superintendente da CGU na Paraíba, Guilherme Wright. Com o tema “O Papel dos Municípios na Consolidação da Transparência, Governança e Combate à Corrupção”, ele lembrou que é fundamental que cada cidadão combata o problema da corrupção e que os municípios têm a função fundamental em desenvolver ações para isso.

“Os municípios são os que estão mais próximos da população e lidam diretamente com ações de setores basilares como a educação básica, saúde, obras de infraestrutura. Então, é um desafio muito grande criar mecanismos para o trabalho das questões de transparência pública”, acrescentou o representante da CGU.

Ainda durante o evento, o secretário da Transparência da PMJP, Ubiratan Pereira, lembrou que a pasta acompanha de perto as demandas vindas da população e monitora o retorno das respostas, com relação aos prazos e qualidade no atendimento. “Em relação aos anos anteriores, em 2017 nós já conseguimos otimizar bastante o tempo/resposta das nossas demandas, observando sempre a qualidade do atendimento e da informação que é repassada, pelas secretarias e órgãos da gestão, para quem solicita. Esse evento é uma oportunidade para mostrar esses resultados e também o exemplo das nossas ações”, destacou o secretário.

Programação – As atividades da II Semana Municipal da Transparência da PMJP continuam nesta quarta-feira (14). Pela manhã, será realizada uma palestra voltada exclusivamente para alunos do 9º ano da rede municipal de ensino, pertencentes ao Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). A atividade será na Estação Cabo Branco, no Altiplano. Já a partir das 19h, será realizada uma palestra na Universidade Federal da Paraíba, com o tema “Transparência Pública e Compliance sob a Ótica da Governança”.

A programação completa está disponível no link:  http://midi.as/programacaosemanatransp

Continue Lendo

Paraíba

Santa Rita: Lucélio diz que abraço da população mostra força e crescimento

Publicado

em

Durante o Festival Paraibano de Quadrilhas Juninas, em Santa Rita, o pré-candidato ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo (PV), disse que “o abraço da população em todas as regiões mostra a força e o crescimento da pré-campanha”. Na ocasião, ele destacou o que tem sentido ao conversar com milhares de paraibanos do Litoral ao Sertão.

“É uma pré-campanha que tem o diálogo como prioridade. As pessoas têm sentido essa confiança, porque sabem que representamos um projeto novo, que vem dando certo e que pode chegar aos demais municípios. É por isso que essa força e esse sentimento crescem a cada dia, sempre nesse contato direto com a população”, disse Lucélio.

No evento, Lucélio Cartaxo foi recebido pelo prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB), pela primeira-dama, Dra. Jane, junto com o presidente Estadual do PSDB, Ruy Carneiro, e outras lideranças da região.

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro é o novo secretário de Gestão de Articulação Política da PMJP

Publicado

em

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou nesta sexta-feira (22) mais um reforço no secretariado. Trata-se do advogado e administrador de empresas Fábio Carneiro, que assume a secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap). A posse será na próxima segunda-feira (25).

Continue Lendo

Paraíba

“Com Lucélio, teremos um Governo integrado à Campina Grande”, diz Micheline

Publicado

em

Às vésperas da festa de São João, a pré-candidata à vice-governadora, Micheline Rodrigues (PSDB), falou da importância de uma gestão estadual que trabalhe em parceria com os municípios, prática distante até das grandes cidades do Estado, como Campina Grande, que mesmo atraindo mais de 2,5 milhões de turistas e movimentando cerca de R$ 200 milhões nesta época do ano, não recebeu incentivos do Governo para realização do Maior São João do Mundo.

“Com Lucélio, teremos uma gestão integrada à Campina Grande e aos demais municípios. A Paraíba não tem mais espaço para essa política que não dialoga, que não senta com os prefeitos para entender as necessidades e propor resultados para a população. Nós planejamos um novo futuro, onde Campina Grande e João Pessoa possam trabalhar lado a lado com o Governo, trazendo esperança e desenvolvimento para a população”.

O pré-candidato ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo (PV), destacou a importância dessas parcerias para se alcançar resultados edificantes. “É inadmissível que um governante não enxergue no São João de Campina seu potencial econômico e cultural. As prefeituras têm investido no desenvolvimento das cidades, mas está faltando uma gestão estadual que tome para si suas responsabilidades e crie ações estruturantes para melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

Continue Lendo