Nos acompanhe

Negócios

Participação do BB no financiamento do setor canavieiro aumentou de 51% para 60%

Publicado

em

Dados do Banco do Brasil atestam que o apoio da Associação dos Plantadores de Cana (Asplan) foi fundamental para que a parte do Banco no crédito disponibilizado ao produtor de cana paraibano fosse ampliada, chegando ao percentual de 60%, no final do ano passado. Essa informação, inclusive, foi divulgada durante um encontro para capacitação de empresas de assistência técnica rural conveniadas ao banco, realizado nesta quarta-feira (07), no mini auditório da Asplan. O evento contou com a participação de produtores associados, além de gerentes do BB, incluindo o gerente do setor de Agronegócio, que responde pelas praças da PB, PE, AL, SE e RN, Sérgio Murilo.

O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, abriu o evento destacando a importância do Banco do Brasil para o setor e a satisfação de ver que a instituição além de estar se modernizado, está mais próxima da realidade do produtor. “O Banco do Brasil sempre foi um grande parceiro do agronegócio, esteve um tempo sem fomentar a atividade canavieira, mas, retomou as negociações com o setor e tem sido um parceiro importante para alavancar a cultura canavieira, de forma que estamos muito felizes de poder contar com o apoio do banco e com as linhas de crédito disponibilizadas por ele”, destacou José Inácio.

Segundo Sérgio Murilo, a proposta do evento, que está sendo desenvolvida em nível nacional, é apresentar as empresas e entidades o novo modelo de gestão de assistência técnica rural do Banco. “Esse ciclo de apresentação, que tem quatro etapas, tem o objetivo de estreitar o vínculo com os clientes, na busca de consolidar os negócios já existentes e facilitar mais negócios”, destaca ele. Entre as apresentações, destaca-se o portal ATNI, lançado em janeiro último. O portal é uma ferramenta que tem a finalidade de melhorar o acesso da assistência técnica à elaboração de propostas. Atualmente disponível para custeio agrícola, o portal agiliza o processo e facilita o cadastro do produtor rural, que tem seus dados transmitidos online para o Banco. Para ter acesso ao portal, explica Sérgio, é necessário renovar o convênio (no caso de empresas e instituições parceiras) e fazer o registro  para poder ativar o cadastro.

Continue Lendo

Negócios

Sine oferece mais de 200 vagas de emprego a partir de segunda-feira na Paraíba

Publicado

em

O Sistema Nacional de Empregos da Paraíba (Sine-PB) oferece 243 oportunidades de emprego a partir desta segunda-feira (20), distribuídas em sete municípios paraibanos. João Pessoa e Campina Grande são os municípios que detêm o maior número de vagas, com 88 e 81 postos de emprego disponíveis, respectivamente. As demais vagas estão distribuídas nos municípios de Bayeux, Guarabira, Santa Rita, São Bento e Patos.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3218-6619, 3218-6618 ou 3218-6624 (em João Pessoa) e (83) 3310-9412 (em Campina Grande). Em João Pessoa, a sede do Sine-PB está localizada na rua Duque de Caxias, 305, no Centro de João Pessoa (próximo ao Shopping Terceirão.

Continue Lendo

Negócios

Compliance e governança corporativa são temas de debate em evento no Sebrae

Publicado

em

Estar em conformidade com normas, regras e políticas empresariais. Esta é uma das definições de compliance. Muito falado no meio corporativo, esse conjunto de ferramentas para fazer cumprir as diretrizes de uma empresa tem origem no termo em inglês “to comply” – que quer dizer “cumprir”, “agir de acordo com uma regra” e, no caso, uma ordem, regra ou instrução. O termo, inclusive, não se restringe ao mundo jurídico. Para orientar empresários sobre o assunto, João Pessoa sedia o II Encontro de Compliance & Governança da Paraíba, evento que acontece no dia 19 de setembro, no auditório do Sebrae João Pessoa, a partir das 18h.

De acordo com Josiclei Cruz, especialista no assunto e um dos organizadores do Encontro, este é um tema fundamental para o dia a dia de toda corporação. “Toda empresa precisa se profissionalizar nos aspectos internos de prevenção e na oportunidade de uma melhor gestão. Então, o compliance é sobre a questão de regras, normas, e a melhor forma de agir, de proceder quanto a isso”, explica.

Na Paraíba, o assunto está ganhando abertura e é ponto chave quando o objetivo é evitar problemas futuros da empresa, estar atento às normas internas e externas e influenciar no progresso de uma instituição. Para os empresários, a prática só traz benefícios e auxilia nos processos empresariais, entre eles a gestão de contratos e normas trabalhistas. “Muitas vezes, o empresário não se profissionaliza em conhecer de fato o dia a dia da sua própria empresa e fica no processo automático e imediatista na sua tomada de decisão. Pensa em vendas a curto prazo, e não se preocupa com a questão dos contratos e das normas”, comenta.

Para esse processo, um fator impactante é a liderança e a gestão da empresa – a governança corporativa. Em resumo, uma boa administração, organização de diretorias e conselhos, decisões estratégicas e delegação de tarefas para as pessoas adequadas às funções. “A governança é saber para lidar com todo o processo. Então, é o planejamento que se orquestra toda essa situação de forma coordenada, de forma concatenada”, ressalta Josiclei.

Entre os princípios da governança estão a transparência, a responsabilidade corporativa, equidade e prestação de contas. Por meio da governança corporativa pode-se melhorar o relacionamento com os colaboradores, valorizar a marca e melhorar a imagem da empresa, além de alinhar interesses de clientes, executivos e acionistas e facilitar o acesso às fontes de financiamento. Esses temas também estarão em pauta no II Encontro de Compliance & Governança Corporativa da Paraíba.

O evento- Com o objetivo de orientar de forma clara e apresentar a importância da aplicação da Governança Corporativa e do Compliance, o evento tem como público-alvo empreendedores, empresários, CEO, CFO, diretores, gestores, controller, contadores, administradores, conselhos administrativos, advogados e universitários.

O evento contará com cases, palestras e modelos de compliance. Entre os palestrantes estão Lindevany Hoffimann, Sócia-Diretora da LHM Consultoria e Desenvolvimento Humano e Mestre em Gestão Empresarial, e Bruno Suassuna, Consultor em Governança, advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife – UFPE, com especialização em Direito Empresarial pela UFPE.

O II Encontro de Compliance & Governança da Paraíba é realizado pela Contal Assessoria Contábil, Cruz Assessoria em Negócios e Gestão Empresarial, Fernanda Brambilia Advocacia & Consultoria e Roselli Florêncio Assessoria Jurídica. O evento será emitido certificado de participação. Outras informações podem ser obtidas pelo www.conferenciagovernanca.com.br.

Continue Lendo

Negócios

Energisa apoia realização do Hackfest que promove o combate à corrupção

Publicado

em

Começou ontem, 16, na Estação Ciência, em João Pessoa, o Hackfest 2018. O evento busca juntar esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas que atuem na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos. Realizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a Energisa patrocinou o evento por acreditar na essência de seu propósito e considerar primordial que a sociedade esteja mais atenta aos problemas e seja mais participativa em seus governos.

“Queremos incentivar a participação da sociedade nessa maratona de mudanças. O evento permite aos cidadãos a possibilidade de contribuir com a solução de problemas a partir da sugestão de Projetos de Leis. É uma excelente oportunidade de fazer parte de projetos de mudanças em nossas cidades”, avalia José de Aracoeli, assessor institucional da Energisa.

A 4ª edição foi iniciada com a apresentação de uma orquestra musical composta por crianças que fazem parte de um projeto social realizado no bairro Alto do Mateus. O procurador de Justiça do MPPB, Francisco Ferraz, fez o discurso de abertura. “Isso aqui é uma oportunidade ímpar de avançar. É contagiante esse clima com jovens usando suas habilidades de gamers e programação para criação de aplicativos com o intuito de tentar transformar o futuro. Além de estimular a vigilância ao bem público, eu espero que o Hackfest desperte momentos permanentes de reflexão sobre o significado de nossas instituições”, disse.

Entre os palestrantes do dia, o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e editor do Estadão Dados, Daniel Bramatti, que ressaltou a importância do jornalismo investigativo, principalmente no combate a notícias falsas, boatos e desinformação. Bramatti mostrou vários exemplos de como a partir de dados extraídos da internet é possível obter informações relevantes e de impacto social.

A solenidade foi encerrada com palestra do Ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, sobre “Tecnologia, transparência e integração no combate à corrupção”. A apresentação abordou o papel do Portal da Transparência, que torna públicas as informações do Governo. “Nosso portal está cheio de ferramentas de busca que fomentam o controle social. A transparência é um aspecto básico no combate à corrupção e ela é recente na nossa cultura, por isso precisamos estimulá-la”. O Hackfest vai até domingo (19).

Continue Lendo