Nos acompanhe

Notícias

Correio Debate: Eunício diz que candidatura de Maranhão é prioridade nacional do MDB

Publicado

em

O presidente do Senado Federal e dirigente nacional do MDB, Eunício de Oliveira, disse hoje (11) em entrevista ao Correio Debate, 98,3 FM, que a candidatura do senador José Maranhão (MDB) ao Governo do Estado nas eleições deste ano, é prioridade nacional para o partido, no Nordeste.

Além de confirmar apoio da legenda a Maranhão, Eunício garantiu recursos para a campanha do senador no Estado da Paraíba.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Brasil

Atuação de Pedro na Câmara é referência na elaboração de guia para novos parlamentares

Publicado

em

A atuação parlamentar do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) foi usada como referência pelas entidades CLP – Liderança Pública e o RenovaBR na elaboração do “Guia Prático de Como Liderar seu Mandato”, voltado para os novos parlamentares que tomarão posse no próximo ano no Congresso Nacional.  Pedro foi o único deputado federal escolhido para figurar como modelo do manual. No Senado, a escolhida foi a senadora Ana Amélia (PP-RS).

“São esses fatos que me fazem seguir ainda mais estimulado para dar sequência ao trabalho que estamos realizando. Sigo ainda mais motivado com a obrigação de enfrentar o que está errado, consciente do momento dramático que vivemos, convicto do potencial do nosso país – que merece muito mais. Darei o meu melhor”, comentou.

Conforme explicam as entidades na publicação, o Guia nasceu devido à procura de muitos parlamentares eleitos para seu primeiro mandato no Congresso, com dúvidas sobre atuação prática do mandato legislativo. O documento diz que a eleição de outubro foi a com maior índice de renovação no Congresso Nacional desde 1990, em torno de 85% no senado e 47,3% na Câmara dos Deputados.

“O guia traz informações sobre tópicos que todo parlamentar deveria conhecer antes de iniciar seu mandato. Os parlamentares consultados para o guia foram escolhidos por atuarem em mais de dez comissões, apresentarem quantitativo relevante de relatorias durante sua trajetória e percentual considerável de economia na contratação de pessoal e no uso da cota parlamentar”, traz a publicação.

E complementa: “O ‘Guia Prático para Liderar seu Mandato’ foi construído a muitas mãos por algumas das organizações e indivíduos que estão contribuindo para transformar a política no Brasil, tais como: Congresso em Foco, deputado federal Pedro Cunha, Dóris Miranda Coutinho, DIAP, Fábio Almeida Lopes, Legisla Brasil, Mandato Ativo, Ranking dos Políticos, Ranking dos Políticos, Poder do Voto e senadora Ana Amélia”.

Entidades – O CLP – Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária com 10n anos de atuação. Ela trabalha no desenvolvimento de pessoas para que se tornem líderes públicos e atua na mobilização da sociedade e do poder público na defesa de causas que fortaleçam a democracia e melhorem o funcionamento do Estado brasileiro.

O RenovaBR é uma iniciativa da sociedade civil sem fins lucrativos que seleciona e prepara pessoas de fora da política para disputar eleições e atuar no setor público. Oferece aulas sobre temas essenciais para novas lideranças políticas de diversos alinhamentos por acreditar em uma renovação nascida do diálogo e da convergência de ideias. Em seu primeiro ano de atividade, o RenovaBR ajudou a eleger 17 congressistas e preparou 56 parlamentares eleitos para assumir seus cargos.

Link para ter acesso ao Guia:

https://conteudo.clp.org.br/guia-pratico-para-liderar-seu-mandato?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=guia_parlamentar

Continue Lendo

Paraíba

Promotoria do Meio Ambiente vai realizar ação conjunta para coibir infrações e crimes de trânsito

Publicado

em

A Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa vai realizar, em 2019, uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Guarda Municipal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar, para coibir infrações e crimes de trânsito na Capital.

O projeto denominado “Direito de Ir e vir” foi apresentado pelo promotor de Justiça João Geraldo Barbosa para representantes desses órgãos, em reunião realizada nessa segunda-feira (17). Na ocasião, o promotor ressaltou que o tema do projeto já vinha sendo alvo de tratativas em feitos que tramitam na Promotoria e em conversas informais com os representantes.

O promotor explicou que a ação objetiva garantir a integridade física do cidadão, a saúde e vida, a mobilidade e o direito constitucional de ir e vir nas calçadas, passeios públicos e logradouros, através da observância e cumprimento de leis de trânsito pelos condutores de veículos automotivos.

“Os representantes dos órgãos reconheceram que João Pessoa vivencia um quadro crescente de inobservância das normas de trânsito, expondo a sociedade ao perigo, cujo avanço se não coibido poderá consolidar uma postura de continuidade da impunidade, além de vulnerabilizar o direito de locomoção, a saúde e vida dos cidadãos que exercem seu direito de ir e vir”, disse o promotor.

Os órgãos se comprometeram a apresentar relatório específico com as atividades que serão desenvolvidas nas operações, contendo informações como o efetivo e viaturas que integrarão as operações, como blitz, Lei Seca, entre outras. A Semob se comprometeu a apresentar relação de todos os bairros da Capital.

Para garantir o sucesso da ação conjunta, será mantido em sigilo o local, data e hora das operações que ocorrerão nos bairros. João Geraldo informou que o local só será conhecido no início de cada operação, a exemplo que era feito nas fiscalizações das unidades de saúde realizadas quando ele era promotor da Saúde da Capital.

Ainda conforme o promotor, será acoplada nas operações uma campanha educativa e de prevenção. Uma nova audiência foi designada para o dia 24 de janeiro, às 8h, quando os órgãos deverão apresentar o relatório das atividades e será determinado o início da execução das operações.

O promotor destacou também que o anúncio prévio do projeto se deve ao fato de já advertir aos proprietários de veículos que os utilizam de forma arbitrária e em desobediência às leis de trânsito como forma preventiva e educativa no sentido de que eles já passem a observar e obedecer a legislação de trânsito vigente, evitando prejuízos para si e outros, como apreensão, remoção, penalidades e procedimentos cabíveis.

“O direito de ir e vir não é só de quem conduz veículos mas sim destes e de todos os demais cidadãos que transitam em João Pessoa, devendo todos obedecerem à legislação de trânsito vigente”, concluiu João Geraldo.

Continue Lendo

Paraíba

PMJP entrega prêmio Escola Nota 10 e realiza pagamento no próximo dia 28

Publicado

em

Reconhecimento e motivação, sentimentos que profissionais da Educação do Município manifestaram durante o recebimento do prêmio Escola Nota 10, que aconteceu na manhã desta terça-feira (18), na Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba, na Praia da Penha. A premiação é resultado de uma avaliação realizada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) nas 99 escolas e 85 creches em tempo integral do município. O pagamento do prêmio, que é o 14º salário da Educação, será efetuado no próximo dia 28.

O sucesso do programa se reflete em mais qualidade no ensino de João Pessoa, como destacou a secretária de Educação e Cultura, Edilma Costa Freire. “Através das políticas voltadas para a educação do município conquistamos muitos resultados, como os alunos medalhistas nas olimpíadas de matemática, os primeiros lugares no Campeonato Brasileiro de Robótica, no Campeonato de Bandas Marciais, além da Geração Alfabetizada”, disse.

Ainda de acordo com Edilma Costa Freire, o pagamento referente ao premio Escola Nota 10 está previsto para ser efetuado pela PMJP no próximo dia 28. “É um reconhecimento aos profissionais que tanto se esforçaram para fazer o melhor pela educação de João Pessoa. Foi um ano de muitas conquistas que merece ser comemorado com essa premiação”, completou. Mais de oito mil profissionais estão sendo contemplados este ano.

O prêmio Escola Nota 10 avalia as unidades de ensino em seis critérios –aprendizagem, plano de trabalho, formação continuada, projeto, patrimônio e gestão escolar. A nota é medida a partir de uma prova realizada com os estudantes da rede, que equivale a 50% do total alcançando no Índice de Excelência em Educação (IEE). Os profissionais recebem um valor proporcional ao IEE obtido pela escola na avaliação geral, que vai de 50% a 100%.

“Os critérios usados pela Sedec, para que a gente possa desenvolver esse trabalho através de projetos interdisciplinares, fazem com que toda a escola se empenhe, todos os profissionais se envolvam para que tenhamos um resultado proativo. E isso se reverte em educação de qualidade para o município de João Pessoa”, disse Carlos Alberto Virgílio, diretor da escola Municipal Luiz Mendes Pontes, que obteve premiação máxima.

A cerimônia de entrega do prêmio Escola Nota 10 contou com a participação de alunos atendidos pelos projetos desenvolvidos em sala de aula – como prevê o programa. Entre eles, a exposição de projetos de robótica e apresentações musicais dos finalistas do Festival Jampa Music, que descobriu grandes talentos infantis para a cena cultural da Capital.

O Prêmio “Escola Nota 10” também mede o desempenho da rede de creches do município, a maior já implantada na Paraíba. A Prefeitura de João Pessoa já construiu ou ampliou 51 creches em tempo integral, atendendo mais de 13 mil crianças e aumentando em quase oito vezes o número de bebês acolhidos.

Confira a relação com o resultado de todas as escolas e Creis no linkhttps://midi.as/escolanota102018

Continue Lendo