Nos acompanhe

Paraíba

Paraíba sedia I Encontro Nacional de Forrozeiros de 20 a 22 de novembro

Publicado

em

A Paraíba será palco de um dos maiores eventos de forró de raiz do país. O I Encontro Nacional de Forrozeiros acontecerá em João Pessoa, do dia 20 a 22 de novembro, e reunirá artistas, gestores culturais, pesquisadores do ritmo e autoridades políticas de vários estados brasileiros que debaterão a salvaguarda do forró como Patrimônio Imaterial do Brasil.

O evento, que acontecerá na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), conta em sua programação com shows-manifestos, mesas redondas, rodas de conversa, entre outras atividades. O ponto alto do I Encontro Nacional de Forrozeiros será o II Fórum Nacional de Forró de Raiz, que no dia 20 de novembro promoverá uma audiência pública organizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal. A CDR é presidida pela senadora Fátima Bezerra, responsável pelo encaminhamento do pedido de promoção da audiência púbica na cidade João Pessoa como parte do evento.

“O forró tem um importante papel no desenvolvimento da região Nordeste e do país, na medida em que é responsável por milhares de empregos que vão além da sazonalidade dos festejos juninos. Neste sentido, avançar na construção da sua salvaguarda, significa lançar um ponto de partida para fomento de políticas publicas para este setor da cultura brasileira”, afirmou a senadora.

Além do governador Ricardo Coutinho, foram convidados a participar da audiência o secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, a Presidente do Iphan, Cátia Bógea, a presidente da Associação Balaio do Nordeste, Joana Alves, e o cantor Santanna.

Para Lau Siqueira, uma audiência pública do Senado aqui no estado tem uma grande importância simbólica, “principalmente porque coloca a Paraíba no centro do debate sobre a apropriação do forró pelo povo brasileiro, para muito além do registro institucional”.

Já Joana Alves, principal articuladora do Fórum Nacional do Forró de Raiz, lembra que “o objetivo primordial do fórum é transformar o ritmo do forró tradicional em Patrimônio Imaterial do Brasil através da produção de Cartas de Diretrizes voltadas para a instrução técnica do registro e elaborada por cada um dos Estados participantes”.

O Encontro Nacional de Forrozeiros é iniciativa do Fórum Nacional do Forró de Raiz, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular – Nuplar/Coep/PRAC/UFPB.

Artistas como Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel, Genival Lacerda, Cezzinha, Chambinho do Acordeon, entre outros expoentes nacionais do forró já confirmaram participação no evento, que também terá “shows-manifestos” no palco da Praça do Povo no Espaço Cultural da Paraíba.

As inscrições para I Encontro Nacional de Forrozeiros podem ser realizadas de forma gratuita no site www.encontronacionaldeforrozeiros.com, onde também está disponível a programação completa do evento.

Continue Lendo

Paraíba

Santa Rita: Lucélio diz que abraço da população mostra força e crescimento

Publicado

em

Durante o Festival Paraibano de Quadrilhas Juninas, em Santa Rita, o pré-candidato ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo (PV), disse que “o abraço da população em todas as regiões mostra a força e o crescimento da pré-campanha”. Na ocasião, ele destacou o que tem sentido ao conversar com milhares de paraibanos do Litoral ao Sertão.

“É uma pré-campanha que tem o diálogo como prioridade. As pessoas têm sentido essa confiança, porque sabem que representamos um projeto novo, que vem dando certo e que pode chegar aos demais municípios. É por isso que essa força e esse sentimento crescem a cada dia, sempre nesse contato direto com a população”, disse Lucélio.

No evento, Lucélio Cartaxo foi recebido pelo prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB), pela primeira-dama, Dra. Jane, junto com o presidente Estadual do PSDB, Ruy Carneiro, e outras lideranças da região.

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro é o novo secretário de Gestão de Articulação Política da PMJP

Publicado

em

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou nesta sexta-feira (22) mais um reforço no secretariado. Trata-se do advogado e administrador de empresas Fábio Carneiro, que assume a secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap). A posse será na próxima segunda-feira (25).

Continue Lendo

Paraíba

“Com Lucélio, teremos um Governo integrado à Campina Grande”, diz Micheline

Publicado

em

Às vésperas da festa de São João, a pré-candidata à vice-governadora, Micheline Rodrigues (PSDB), falou da importância de uma gestão estadual que trabalhe em parceria com os municípios, prática distante até das grandes cidades do Estado, como Campina Grande, que mesmo atraindo mais de 2,5 milhões de turistas e movimentando cerca de R$ 200 milhões nesta época do ano, não recebeu incentivos do Governo para realização do Maior São João do Mundo.

“Com Lucélio, teremos uma gestão integrada à Campina Grande e aos demais municípios. A Paraíba não tem mais espaço para essa política que não dialoga, que não senta com os prefeitos para entender as necessidades e propor resultados para a população. Nós planejamos um novo futuro, onde Campina Grande e João Pessoa possam trabalhar lado a lado com o Governo, trazendo esperança e desenvolvimento para a população”.

O pré-candidato ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo (PV), destacou a importância dessas parcerias para se alcançar resultados edificantes. “É inadmissível que um governante não enxergue no São João de Campina seu potencial econômico e cultural. As prefeituras têm investido no desenvolvimento das cidades, mas está faltando uma gestão estadual que tome para si suas responsabilidades e crie ações estruturantes para melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

Continue Lendo